Desativar o backup online de conversas no WhatsApp pode ser útil para usuários que precisam liberar espaço na nuvem – tendo em vista que o iCloud, da Apple, oferece apenas 5 GB, enquanto o Google Drive libera 15 GB (contando tudo que fica armazenado no Google). Caso não haja a intenção de guardar as conversas realizadas no famoso mensageiro, é só manter o recurso inativo dentro das configurações do próprio app.

Dessa forma, o usuário também garante que as mensagens não estão ocupando um espaço na nuvem que poderia estar sendo usado para armazenar outros arquivos. Veja no tutorial a seguir o passo a passo de como desligar o backup de conversas do WhatsApp. O procedimento funciona tanto no iPhone (iOS) e quanto no Android.

Confira dicas para organizar o WhatsApp no Android e iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Passo a passo no iPhone (iOS)

Passo 1. Abra o WhatsApp e toque em "Ajustes", localizado na barra inferior do app.

... 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">

Abra o WhatsApp no iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Em seguida, abra a página de "Conversas" e selecione "Backup de "Conversas".

Abra a página de "Conversas" do app (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 3. Defina o "Auto Backup" como "Não".

Desative o "Auto Backup" do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo a passo no Android

Passo 1. Abra o aplicativo e selecione o símbolo de três pontos, no canto superior direito da tela, e escolha "Configurações".

Abra as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Abra a opção de "Conversas" e clique em "Backup de conversas".

Selecione a página de "Backup de conversas" (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 3. No Android, o recurso de backup é feito pelo Google Drive. Para desativá-lo, toque em "Fazer backup no Google Drive" e defina como "Nunca".

Desative a função de backup automático no WhatsApp (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo