O Chromecast é um dongle que permite transformar qualquer TV moderna em uma Smart TV, basta que o aparelho tenha uma entrada HDMI. Mas você já imaginou usar o media center do Google em uma TV de tubo de 1978? Essa foi a ideia de um usuário do YouTube. A gambiarra faz com que o televisor ligue automaticamente quando o aplicativo de espelhamento é habilitado no celular.

Descubra seis mitos e verdades sobre TVs

O youtuber usou vários adaptadores dentro do televisor para instalar o Chromecast de segunda geração. O procedimento na TV compacta foi inteiro publicado com um passo a passo de como transformar uma televisão de tubo em uma Smart TV. 

Gambiarra transforma TV de tubo em Smart TV com Chromecast (Foto: Divulgação/Dr. Moddnstine)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

As peças adicionais necessárias foram colocadas dentro da carcaça da TV, sem mudar o visual original. No YouTube, o desenvolvedor mostra o procedimento já feito e o Chromecast funcionando na televisão. Em uma publicação mais longa, de quase 30 minutos, o técnico, já conhecido por fazer testes com aparelhos antigos, detalha todo o processo de adaptação.

Entre as peças utilizadas está um cabo twin-lead de 300 ohm, que precisa ser convertido em 75 ohm VHF. Todos os materiais necessários são facilmente encontrados na Internet e quase não precisam de solda. 

Vale lembrar, porém, que se você não tem conhecimento algum de eletrônica ou nunca trabalhou com manutenção de TVs, não tente reproduzir a ideia em

... casa. Os televisores CRT são perigosos quando abertos, pois ainda armazenam uma boa quantidade de energia em seu interior. Um choque pode ser fatal. 

Confira no vídeo abaixo o Chromecast funcionando na TV de 1978.

A TV OLED vale mais a pena do que a Ultra HD? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo