Gravar a tela do iPhone sem fazer jailbreak é possível após a atualização para o iOS 11. O novo sistema já está disponível para todos os usuários de iPhone, iPad e iPod Touch e, entre suas novidades, está o recurso de gravação de display do celular ou tablet de forma nativa – sem baixar aplicativos extras ou conectar o smartphone ao computador. A função pode ser útil para a produção de vídeo-tutoriais ou apenas para registrar algo interessante exibido na tela.

Se você já atualizou para a nova versão do sistema da Apple, veja no tutorial abaixo como ativar o atalho de gravação de tela. Vale lembrar que o passo a passo é exclusivo para quem instalou o iOS 11.

Como gravar a tela do iPhone no iOS 11 sem instalar apps extras (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do iOS e toque em "Central de controle". Em seguida, clique em "Personalizar controles".

... QABAAD/2wBDAAMCAgMCAgMDAwMEAwMEBQgFBQQEBQoHBwYIDAoMDAsKCwsNDhIQDQ4RDgsLEBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAWABkDASIAAhEBAxEB/8QAFwABAQEBAAAAAAAAAAAAAAAABAADCP/EABUBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEC/9oADAMBAAIQAxAAAAHpLYq0EvPVTvootVz/AP/EAB0QAAEEAgMAAAAAAAAAAAAAAAEAAgMSBBEFEBP/2gAIAQEAAQUCxBaKfTQKNW1BfzeBUbDrLjiX483f/8QAGBEBAAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAQIQERL/2gAIAQMBAT8BDDKkcuFf/8QAFxEAAwEAAAAAAAAAAAAAAAAAEBEhQf/aAAgBAgEBPwGujR//xAAhEAABAgYCAwAAAAAAAAAAAAABAAIDERIiQVEQQiExMv/aAAgBAQAGPwJgiXu2h5zlVAtq0PfA6up7CSF0ztYLdEL5ChuBtllDn//EAB4QAAICAgIDAAAAAAAAAAAAAAERADEhYRBRQXGx/9oACAEBAAE/IWSQAWGWrjknoi9Moy1G7M8UC6M7A+RZ2oFul2Ae3EhmLAwOaleX/9oADAMBAAIAAwAAABDab7z/xAAbEQEAAgIDAAAAAAAAAAAAAAABABEhYRAxcf/aAAgBAwEBPxClTdY93mJuCvUNcf/EABgRAAMBAQAAAAAAAAAAAAAAAAABETEQ/9oACAECAQE/EFpojLafP//EAB4QAQEAAgICAwAAAAAAAAAAAAERACExQRBx0fDx/9oACAEBAAE/ENGY76O1cGWgkkaRnswymEkSPTcrxzn5jjEAraGOoBg9E9mMoHvQ1ksRDFKWzLscBNTUTq3nPqvzjMGuAbG2auCe98//2Q==">

Acesse as configurações da central de controle do iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Deslize a tela até a seção "Mais controles" e toque sobre o botão "+", à esquerda de "Gravação de Tela".

Adicionando atalho para o gravador de tela no iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Para iniciar uma gravação, deslize o dedo da borda inferior da tela em direção ao centro para abrir a central de controle. Em seguida, toque sobre o ícone do gravador de tela.

Abra a central de controle para iniciar o gravador do iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Use o 3D Touch – pressione o ícone com mais força – para habilitar ou desabilitar a gravação do microfone enquanto grava a tela.

Ativando ou desativando a gravação do microfone no iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Um contador regressivo de três segundos será iniciado e, ao término, a gravação começará. Note que a barra superior do iPhone ficará vermelha, indicando que a tela está sendo gravada. Para finalizar a gravação, toque sobre ela e, depois, vá em "Parar".

Finalizando gravação no iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Uma notificação informando que a gravação foi salva será exibida. Toque sobre ela para abrir a galeria de fotos e visualizar a captura.

Toque sobre a notificação para ver a gravação no iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Abra a gravação e pressione play para conferir o resultado. Para enviar a gravação via redes sociais ou aplicativos de bate-papo, toque sobre o ícone de compartilhamento, no canto inferior esquerdo da tela.

Compartilhando a gravação de tela no iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para realizar gravações da tela do seu iPhone ou iPad sem precisar instalar nada no iOS 11.

Android ou iOS: qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo