A conta verificada é uma forma de identificar com facilidade perfis oficiais de figuras públicas, marcas ou empresas em redes sociais. Disponível no Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Pinterest e Spotify, o recurso também deve chegar em breve ao WhatsApp para ajudar a diferenciar contas verdadeiras e falsas, os famosos “fakes”, tantos nos resultados de busca como dentro dos perfis.

A seguir, veja como funciona a verificação em cada plataforma e saiba como obter o selo de autenticidade no seu perfil ou página. Em algumas redes sociais, o recurso só é ativado a partir da análise interna das empresas. Já em outras, como o Twitter, é possível liberar o ícone azul automaticamente.

Facebook

O Facebook oferece duas formas de verificação: o selo azul e o selo cinza. O primeiro é usado para certificar páginas ou perfis de figuras públicas, celebridades, empresas de mídia ou marca. Segundo o FAQ da rede social (facebook.com/help), a verificação azul só é liberada após uma análise do time interno da companhia e não pode ser solicitada ou comprada.

Já o selo cinza pode ser obtido por qualquer página de empresa, organização ou negócio local. Neste caso, de acordo com o Facebook (facebook.com/help), basta ir em “Configurações” > “Geral” > “Verificação da Página”. Durante o processo é necessário inserir o número de telefone da empresa, o mesmo que está indicado no “Sobre” da página, para confirmar o código de autenticidade.

... 73913 6.5,3.52173913 C8.225,3.52173913 9.625,4.9826087 9.625,6.7826087 C9.625,8.5826087 8.225,10.0434783 6.5,10.0434783 L6.5,10.0434783 Z" id="Shape"> Facebook oferece dois tipos de selos: o azul, mais restrito, e o cinza para negócios locais e organizações (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Instagram

Assim como o selo azul no Facebook, o ícone de conta verificada do Instagram não pode ser ativado pelo próprio usuário. A certificação, que aparece ao lado do nome da figura pública, celebridade ou marca nos resultados de busca e no perfil, indica que a rede social confirmou que a conta representa exatamente quem diz representar.

De acordo com o FAQ do Instagram (help.instagram.com), são verificados perfis com possibilidade de imitação e é possível que alguém tenha uma conta autenticada no Facebook, mas não receba o selo na plataforma de imagens. Ainda segundo a empresa, os usuários que não ganharam a certificação podem utilizar outros métodos para indicar a veracidade ao seguidor: conectando o perfil do Instagram a um site oficial, página do Facebook ou conta do Twitter.

Conta verificada no Instagram é indicada ao lado do nome no perfil (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Twitter

O Twitter é uma das exceções entre as redes sociais. O microblog permite, desde julho de 2016, qualquer usuário solicitar a verificação de sua conta. Para isso, é necessário preencher um formulário e ter no perfil dados como telefone e e-mail verificados, além de uma bio completa, foto de perfil e de capa, data de aniversário e um site. Os tweets da conta também devem estar configurados como públicos.

Veja neste passo a passo como completar o processo de solicitação do selo.

Twitter também adotou a verificação com o selo azul ao lado do nome da conta (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Snapchat

O Snapchat, uma das redes sociais mais procuradas pelas celebridades, também liberou os perfis certificados para destacar as contas de figuras públicas. Os artistas que recebem a configuração a partir da análise da equipe da plataforma podem escolher um emoji para se identificar. A figura ficará destacada no perfil e nos resultados de busca. Assim como no Instagram, Facebook e Pinterest, não é possível comprar ou solicitar o selo.

Celebridades podem colocar emoji no perfil para fãs identificarem com facilidade (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest, rede de compartilhamento de imagens, também oferece um selo de autenticidade, neste caso na cor vermelha da rede social. Para conseguir a verificação, a regra é a mesma da maioria das redes: uma análise feita pela equipe da plataforma. Ou seja, sem formulários ou pedidos externos para receber o selo.

De acordo com o Pinterest (help.pinterest.com), a certificação que fica ao lado dos nomes conhecidos, como de celebridades, marcas ou mídias, serve para “ajudar as pessoas a encontrar as contas que estão procurando”, além de distinguir perfis de artistas e perfis de fãs de artistas. Ainda segundo a rede, caso um usuário queira destacar uma fonte confiável é possível adicionar um logotipo como imagem de perfil e verificar a confirmação do site.

Pinterest também tem contas verificadas com o sinal de visto (✓) vermelho (Foto: Divulgação/Pinterest)

Spotify

O Spotify pode não ter todas as características de uma rede social, mas a plataforma também oferece contas verificadas para destacar usuários oficiais. Neste caso, o selo está disponível para todos os artistas inscritos no “Spotify for Artists”. Até abril de 2017, era necessário preencher formulários para obter a certificação. No entanto, atualmente qualquer artista pode conseguir a marca azul na foto (artists.spotify.com).

Segundo o Spotify (spotify.com/faq), o acesso à conta verificada pode levar um tempo após o cadastro do músico ou banda no “Spotify for Artists” e, diferente do que alguns sites indicam, não é necessário ter mais de 250 seguidores na plataforma. Para se inscrever na categoria, basta já ter um perfil pessoal no streaming e solicitar acesso ao setor após inserir informações profissionais (artists.spotify.com).

Spotify indica perfis oficiais nos resultados de busca e nas contas dos artistas (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

WhatsApp

O WhatsApp anunciou esse ano que está fazendo testes de um aplicativo para empresas, temporariamente batizado de "WhatsApp Business for small businesses and enterprise solution" (WhatsApp Negócios para pequenos negócios e soluções empresariais, em tradução direta). Entre as ferramentas da nova versão, o app poderá auxiliar usuários e empresas a confirmar informações sigilosas a partir da conta verificada.

A checagem, que deve oferece maior segurança nas conversas, ainda não tem data definida de lançamento, mas, segundo a companhia, já está sendo aplicada em algumas empresas. Assim, caso o usuário encontre um contato com o selo ou "check" verde ao lado do nome e número de telefone significa que a conta foi verificada.

Tela do WhatsApp para empresas traz selo verde indicando conta verificada (Foto: Reprodução/YouTube)

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo