A Samsung anunciou hoje (23) o lançamento do Galaxy Note 8, celular premium com foco em produtividade. A safra 2017 de smartphones fica completa com um modelo destinado a quem quer executar mais tarefas durante o trabalho. De acordo com o vice-presidente Justin Denison, o produto combina a caneta eletrônica tradicional da linha Note com a tela de cinema que estreou entre os telefones da Samsung com o Galaxy S8.

O Galaxy Note 8 tem ficha técnica de respeito. Devido ao tamanho do display, com 6,3”, o telefone tem tudo para reinar absoluto numa categoria de smartphones que a própria Samsung criou: dos modelos com display gigantesco. O preço do produto não foi anunciado. Executivos da Samsung Brasil disseram ao TechTudo que um lançamento nacional do Note 8 será realizado "entre setembro e outubro".

Galaxy Note 8 é o novo smartphone da Samsung (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Câmera dupla com Live Focus

O primeiro celular da Samsung com câmera dupla traz um modo de fotografar que destaca o personagem da foto, enquanto o fundo fica embaçado. A função chamada de Live Focus lembra o introduzido pela Apple com o iPhone 7 Plus, no ano passado – o Modo Retrato faz sucesso em posts publicados no Instagram, Facebook e outras redes sociais.

O diferencial do Galaxy Note 8 está no controle que o usuário tem sobre a intensidade do efeito. Diretamente na tela do smartphone, o consumidor pode ajustar se quer a paisagem de fundo mais ou menos desfocada. O iPhone não oferece a mesma ferramenta.

... dia content-media--normal content-photo">

Galaxy Note 8 é o primeiro smartphone da Samsung com câmera dupla (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O conjunto de câmeras é composto por uma grande angular e uma telefoto, ambas com 12 megapixels. Elas trabalham em conjunto e produzem imagens com zoom ótico de até 2x e zoom digital de até 10x. A estabilização de vídeo marca presença – ao caminhar ou movimentar as mãos, o smartphone compensa esse movimento para registrar uma imagem estável. Ao menos em demonstração durante o evento de lançamento, o Note 8 se saiu melhor do que o iPhone 7 Plus. Já na câmera frontal, o smartphone possui 8 MP, com abertura f/1.7 para fotos mais claras.

Tela e outras especificações

O display do Galaxy Note 8 segue o mesmo padrão de tela do Galaxy S8. O smartphone tem bordas mínimas e com curvas nas laterais. Assim, apesar de seu tamanho grande, com 6,3 polegadas, ele se encaixa bem na mão do usuário. O display tem resolução QuadHD+ (2960 x 1440 pixels) e densidade de tela de 521 pixels por polegadas.

Galaxy Note 8 tem tela de 6,3 polegadas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A ficha técnica do Galaxy Note 8 possui especificações de ponta. O celular vem com processador octa-core de até 2,35 GHz, memória RAM de 6 GB e opções de armazenamento de 64 GB, 128 GB e 256 GB, com possibilidade de expansão em mais 256 GB via microSD. Em relação à bateria, principal problema do antecessor Note 7, o smartphone tem 3.300 mAh e oferece carregamento sem fio.

Como é tradição na linha Note, o telefone vem com a caneta inteligente S Pen. Além disso, o celular possui scanner de íris, reconhecimento facial e leitor de impressões digitais para desbloqueio de tela com mais segurança. O smartphone também conta com certificação IP68, que permite imersão na água em até 1,5 m de profundidade por 30 minutos. O Note 8 ainda tem um botão dedicado à Bixby e é compatível com o DeX, acessório que transforma o aparelho em uma estação de trabalho.

Detalhe do Galaxy Note 8 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Lançamento

O Galaxy Note 8 chega às lojas nos Estados Unidos no dia 15 de setembro nas cores preto, cinza, dourado e azul. A Samsung não divulgou o preço do smartphone e, por enquanto, não há informações sobre a disponibilidade no Brasil.

Pedido de desculpas

O primeiro vídeo exibido pela Samsung a jornalistas e convidados foi de um pedido de desculpas, por causa do fiasco do Galaxy Note 7. Modelo do ano passado, o smartphone saiu de linha depois de diversos casos de unidades que pegaram fogo. O chefe da divisão de dispositivos móveis, DJ Koh, voltou a se desculpar. Ele também agradeceu a confiança demonstrada por consumidores.

Galaxy Note 8 estará disponível a partir de setembro; preço não foi revelado (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ficha técnica do Galaxy Note 8

  • Tela: Super AMOLED de 6,3 polegadas
  • Resolução da tela: Quad HD+ (2960 × 1440 pixels)
  • Câmera principal dupla: grande angular com 12 megapixels e f/1.7; telefoto com 12 megapixels e f/2.4
  • Câmera frontal: 8 megapixels com f/1.7
  • Armazenamento: 64 GB / 128 GB / 256 GB
  • Processador: octa-core de até 2,35 GHz
  • Memória RAM: 6 GB
  • Bateria: 3.330 mAh
  • Sistema: Android 7.1.1 com interface Samsung TouchWiz
  • Biometria: scanner de íris, reconhecimento facial e leitor de impressões digitais
  • Dimensões e peso: 162,5 x 74,8 x 8,6 mm e 195g
  • Cores: preto, cinza, dourado e azul

O jornalista viajou a convite da Samsung.

Vale a pena esperar pelo Galaxy Note 8? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo