O Linux têm o iptables como firewall padrão. Embora bastante poderoso, o iptable não possui interface gráfica que permita um controle mais fino e simples dos recursos. Na lista a seguir, conheça alternativas para diversas distribuições Linux que permitem a aplicação de interface sobre iptables, tornando mais acessível usar firewall em qualquer sistema Linux. 

Como ativar o Java no navegador do Ubuntu Linux

Gufw

Associado com o Ubuntu, esse firewall é a solução mais indicada para usuários de distribuições Linux, pois permite configuração fácil pela interface gráfica e oferece repositórios de instalação compatíveis com Debian, Linux Mint, openSUSE, Arch Linux e Salix, todas distros difundidas. No caso do Ubuntu, a instalação do Gufw é mais fácil, já que o aplicativo costuma vir pré-instalado no sistema operacional.

Simples e extremamente funcional, o Gufw é o firewall do Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Uma vez instalado, o Gufw permite que o usuário determine regras de bloqueio para impedir que determinados aplicativos acessem a Internet. As configurações das regras e permissões é bastante simples, sendo possível criar e gerenciar perfil de uso e definir o comportamento do firewall, ligando ou desligando a ferramenta de acordo com a necessidade.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Douane

O Douane Firewall também fornece uma interface gráfica e controles de firewall. O grande limitador é que, para usá-lo, será preciso se aventurar com linhas de código no Terminal do sistema operacional para compilar a ferramenta. Menos usuários do Arch: para essa distro, há um pacote de instalação simplificado.

Processo de instalação do Douane não é tão simples, mas a interface e o fácil acesso aos controles de monitoramento de rede são destaque (Foto: Divulgação/Douane App)

Mas, uma vez integrada ao sistema operacional, a ferramenta oferece amplo controle do acesso à rede por parte de apps instalados no computador. Douane permite criação de regras, limitação de acesso e definições de perfis de rede para facilitar a vida de quem usa diferentes pontos de conexão com a Internet.

Você usa Linux? Comente no Fórum do TechTudo. 

PeerGuardian

O PeerGuardian é interessante porque têm um foco maior em privacidade. Há versões do app para Mac e Windows, mas apenas a edição Linux vem recebendo atualizações ultimamente.

... >
PeerGuardian foca na privacidade e na proteção durante uso de serviços P2P (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

É possível aplicar listas de bloqueio que cobrem milhões de IPs, recurso que é útil para proteger seu computador de endereços agressivos enquanto usa redes de compartilhamento P2P. Muitos desses endereços são associados com esquemas de distribuições de malware e, em virtude disso, o PeerGuardian acaba tendo uma performance interessante.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo