O Android 8.0 (Oreo) finalmente está entre nós. Após muitos rumores, o Google confirmou o nome do sistema nesta segunda-feira (21) em transmissão de lançamento direto de Nova York, nos Estados Unidos. Como grande destaque, o novo Android promete otimizar a duração de bateria do celular. Ele permite que o usuário gerencie o funcionamento de aplicativos em segundo plano, a fim de limitar os recursos de apps que consomem muita energia do smartphone, como é o caso do Facebook.

Outra novidade bem-vinda é a promessa de uma inicialização mais veloz de sistema. De acordo com a empresa, o Android 8.0 tem o desempenho duas vezes mais rápido do que o 7.0 Nougat. A interface da plataforma, no entanto, não ganhará muitas modificações após o update. Entre as poucas mudanças visuais, há a opção de combinar as notificações por temas e a ferramenta de customizar os ícones de aplicativos.

Android 8.0 Oreo é o novo sistema móvel do Google (Foto: Divulgação/Google)

Durante a apresentação, o Google confirmou o que muitos suspeitavam: a versão 8.0 se chama Oreo. Em rápido vídeo de anúncio, a empresa descreve a sua nova plataforma móvel como: "mais segura, mais inteligente, mais poderosa e mais doce do que nunca". Nas linhas a seguir, veja o que muda com a atualização do sistema operacional móvel.

O que muda no Android 8.0 (Oreo)?

Uma nova função que pode agradar aos usuários é a Picture-in-Picture (PIP), que permite ver dois aplicativos de uma só vez. Na prática, é possível assistir a um vídeo do YouTube em uma pequena aba flutuante na tela enquanto você conversa pelo WhatsApp ou faz uma ligação em vídeo,

... por exemplo.

Android 8.0 Oreo deixa assistir a vídeos do YouTube junto com outros apps (Foto: Divulgação/Google)

Além disso, o novo sistema recebe a ferramenta Autofill (preenchimento automático, em português), que promete facilitar o processo de preenchimento de formulários e senhas. Com o recurso, você não precisa mais lembrar de todos as suas credenciais para fazer login em seus aplicativos e redes sociais.

A opção Smart Text Selection (Seleção de Texto Inteligente, em português) tem a proposta de agilizar o processo de cópia de informações no celular. Graças à inteligência artificial, a nova plataforma consegue reconhecer nomes de pessoas e estabelecimentos para selecionar o que você deseja duplicar mais rapidamente – o que dispensa o toque longo para copiar e colar conteúdos.

Android 8.0 Oreo tem foco em otimização da bateria do celular (Foto: Divulgação/Google)

Otimização de bateria

De acordo com o Google, um smartphone com o Android Oreo tende a usar menos energia. O usuário poderá controlar as atividades em segundo plano, o que deve limitar funções de aplicativos que consomem muita carga. Para o recurso funcionar, os desenvolvedores precisam adaptar os aplicativos para economizarem bateria. Os usuários não precisam ativar a função no celular: é necessário apenas atualizar o dispositivo.

Interface

O visual não recebeu muitas modificações no Android Oreo. Entre as mudanças de navegação, está o recurso de agrupar notificações de acordo com temas, o que ajuda a tornar a cortina do sistema mais limpa. Na prática, é possível juntar alertas de mensageiros diferentes em um só grupo, como, por exemplo, o WhatsApp, o Messenger e o Allo.

Além disso, o Android 8.0 traz a opção de personalização de ícones de forma nativa. Em sistemas anteriores, só é possível customizá-los por meio de aplicativos externos. Outra novidade na interface é a função de mudar os atalhos exibidos na tela de bloqueio do aparelho – recurso já visto na Touchwiz da Samsung.

Google Play Protect e Google Assistente

O sistema acompanha o Google Play Protect, um antivírus que checa os aplicativos instalados no telefone para confirmar se todos os apps estão funcionando corretamente. O programa é capaz de remover malwares do sistema operacional, seja em softwares instalados via Google Play Store ou por meio de outras lojas.

Apesar de não ser exclusividade do Android 8.0, a Google Assistente é outra funcionalidade que chega com o sistema. Como principal novidade, a assistente de voz do Google é capaz de receber comandos por meio de texto e ainda consegue manter conversas com os usuários. A Google Assistente já começou a ser liberada no Brasil, com o idioma em português. É importante lembrar que o software de inteligência artificial também é compatível com dispositivos com Android 6 (Marshmallow) e Android 7.

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo