Redimensionar imagens online é muito útil para quem quer mudar o tamanho em pixels ou em centímetros de uma foto sem ter que utilizar programas de edição complexos, como o Photoshop, por exemplo. Diversos sites e ferramentas disponíveis na web podem realizar essa tarefa de maneira simples, oferecendo, ainda, serviços extras, como filtros e outras pequenas edições.

A lista do TechTudo traz dez ferramentas que funcionam diretamente no navegador, sem precisar baixar nada, e suportam diferentes formatos de arquivo, como JPEG, PNG e GIF. Conheça novos sites que podem ser aliados nessa tarefa.

1. I Love IMG

O I Love IMG (iloveimg.com) permite redimensionar imagens de diversos formatos, como PNG, JPEG e GIF com bastante liberdade. O usuário pode escolher, manualmente, qual o tamanho em pixels exato que deseja dar à nova versão da foto. Para quem prefere não arriscar e quer somente diminuir o arquivo de forma simples, é possível também alterar as dimensões utilizando valores percentuais pré-estabelecidos. Redimensionar é apenas um dos serviços disponibilizados no site, que também pode recortar, converter e comprimir. O usuário pode subir fotos do próprio computador ou utilizando o Dropbox e o Google Drive.

I Love IMG: redimensione, recorte e converta imagens (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

2. Picasion

Ao subir uma imagem do computador para ser redimensionada no Picasion (picasion.com), o usuário não poderá somente mudar a quantidade de pixels no arquivo, como também realizar pequenas edições. É possível adicionar filtros sépia, preto e branco e negativo, além de girar a imagem em um ângulo de até 180º. T

... ambém traz ferramentas simples de criação de GIFs e fotos para redes sociais, o que pode ser útil para quem deseja alcançar o tamanho ideal para seus perfis em cada plataforma.

Além de redimensionar, Picasion faz edições simples (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

3. Fotor

O Fotor (fotor.com) é um software online para edição de fotos e criação de peças de design simples. Nele, após escolher o novo tamanho de suas imagens digitando os valores manualmente ou utilizando porcentagem, o usuário pode escolher se quer salvar o arquivo como PNG ou JPEG. Há, ainda, como fazer recortes, adicionar textos, figurinhas, alterar a cor, o brilho e a tonalidade das fotos, além de outros recursos. Algumas ferramentas são exclusivas para usuários premium, mas uma parte considerável do site é de uso livre.

Fotor: além de redimensionar, site traz outros recursos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

4. Resize Your Image

Com a ferramenta de redimensionamento de fotos do Resize Your Image (resizeyourimage.com), o usuário pode criar um quadro para uma quantidade específica de pixels e ampliar ou diminuir a foto para que ela toda ou apenas uma parte específica dela resulte na imagem final. Assim, o site pode mudar a quantidade de pixels e fazer recortes ao mesmo tempo, caso o usuário deseje. Na hora de salvar, há, ainda, a possibilidade de converter o arquivo para GIF, JPEG ou PNG.

Resize Your Image redimensiona, corta e converte imagens ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

5. BeFunky

O BeFunky (befunky.com) busca ser uma ferramenta online de edição de fotos um pouco mais completa. Além da função de redimensionamento ser super simples, também traz recursos para melhorar a aparência da foto, como controle de matiz e botões para suavizar e embelezar, por exemplo. Também permite sobrepôr imagens, adicionar textos e texturas. A má notícia é que algumas funcionalidades e filtros são pagos.

BeFunky: recursos um pouco mais completos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

6. Picresize

O Picresize (picresize.com) tem interface e funções bastante objetivas, mas se o que você procura é mudar o tamanho da sua foto sem nenhum recurso especial, provavelmente vai cumprir o papel. Também há a possibilidade de girar a imagem e invertê-la vertical e horizontalmente. Antes de salvar, o usuário pode adicionar alguns efeitos, como bordas e filtros que imitam pintura a óleo, mas, ao testar essa funcionalidade, o arquivo acabou distorcido.

Picresize tem funções e interface bastante objetivas (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

7. Lunapic

No Lunapic (lunapic.com), redimensionar uma foto pode ser feito com bastante liberdade. Aceitando tanto URLs como arquivos do computador, o sitte permite ao usuário esticar e afinar as imagens usando o mouse ou o trackpad. Também é possível digitar os novos valores em pixels que se deseja atribuir ao trabalho. Filtros, bordas e até mesmo uma ferramenta parecida com o Paint estão disponíveis para serem utilizados.

Lunapic traz ferramenta semelhante ao Paint (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

8. Simple Image Resizer

O Simple Image Resizer (simpleimageresizer.com) faz jus ao nome: o site é muito simples e o usuário não deve ter problemas para entender o funcionamento. Basta escolher se quer redimensionar, converter (PNG, JPEG, PDF, GIF, BMP OU TIFF) ou otimizar uma imagem; subir um arquivo; selecionar o novo tamanho e pronto. Antes de baixar o resultado final, você pode conferir como a imagem ficou. Para salvar, é preciso clicar sobre a foto com o botão direito do mouse e selecionar "salvar imagem como".

Simple Image Resizer faz jus ao nome e oferece simplicidade (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

9. Convert My Image

O Convert My Image (convert-my-image.com) é muito útil para quem precisa ter a mesma imagem em vários formatos diferentes. Isso porque o site permite selecionar diferentes tipos de arquivo de saída, escolher as novas dimensões da foto e, após tudo pronto, baixar em lote (.zip) a mesma foto em GIF, JPEG e PNG, por exemplo. Também é possível girar as fotos em diferentes ângulos.

Convert My Image permite salvar arquivo .zip com várias fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

10. Bloggif

No Bloggif (bloggif.com) você pode fazer mais do que simplesmente redimensionar uma foto online. Pode criar e editar GIFs, fazer fotocolagens e adicionar filtros divertidos. Um recurso legal da ferramenta de redimensionamento é a possibilidade de publicar suas imagens online criando uma URL ou postando-as diretamente no Facebook. A nova quantidade de pixels do seu arquivo pode ser escolhida manualmente e também se pode girar e converter o formato.

Bloggif: após redimensionar, é possível postar imagens no Facebook (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Dúvidas sobre edição de fotos? Deixe uma pergunta no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo