A maioria dos planos de internet 4G ou 3G no Brasil conta com franquia de dados. Ao atingir o limite, o consumidor perde a conexão ou passa a usar uma rede com velocidade reduzida. Para contornar o problema, o sistema Android tem alguns recursos que ajudam a manter seu pacote 3G/4G até o final do mês com alguns ajustes.

Com eles é possível descobrir se o smartphone está utilizando os dados móveis nesse exato instante e impedir de vez isso desativando a conectividade. A dica é útil para ficar atento no dia a dia, caso o Wi-Fi pare de funcionar, por exemplo, e você não perceba, já que a conexão de dados é ativada automaticamente. Além disso, o passo a passo ensina a usar recursos nativos do Android para economizar e gerenciar dados, sem precisar instalar novos aplicativos.

Como economizar 3G e 4G e impedir que o celular gaste Internet móvel no Android (Foto: Aline Batista/TechTudo)

1. Como ativar e desativar a conexão de internet móvel no celular

Passo 1. Caso o usuário opte por desligar os dados móveis quando não estiver usando, terá certeza de que o pacote de dados continuará intacto. É possível ter controle dessa conectividade de forma rápida pela barra de atalhos do Android. Para isso, basta arrastar a barra no topo da tela e tocar no ícone de rede móvel. Depois desative a chave no topo da tela. Confirme em "Concluído".

... a__container">

Ative e desative os dados móveis pelo atalho na barra de notificações do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Também é possível encontrar esse ajuste tocando no botão "Configurar" no Android. Em seguida, selecione "Uso de dados".

Acesse o uso de dados do smartphone Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim, desligue a chave ao lado de "Dados móveis", deixando-a na cor cinza (desativado). Vale lembrar que você continuará a receber ligações e apenas a internet móvel será desligada.

Desative os dados móveis 3G e 4G no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como saber se o Android está usando internet móvel nesse exato momento

Passo 1. O sistema Android mostra se você está usando a conexão móvel neste momento no celular, mesmo que em segundo plano ou como alternativa ao Wi-Fi. Para descobrir isso, acesse o menu de "Configurar" e selecione "Sobre o dispositivo".

Acesse as configurações sobre o dispositivo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Toque em "Status" e selecione "Status do SIM" (do chip de operadora que oferece o serviço de Internet).

Acesse as informações de status do SIM no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim, para descobrir se o celular está usando dados móveis, observe o item de "Estado da rede móvel". Se aparecer o indicador de "Conectado" seu smartphone está gastando dados. Caso apareça "Desconectado", o aparelho está usando outra forma de conexão – normalmente o Wi-Fi.

Observe o status de conectado ou desconectado na rede móvel no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como ativar o aviso de limite de internet no Android

Passo 1. Abra o item de "Configurar" no Android e selecione "Uso de dados".

Acesse o uso de dados do smartphone Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Observe o uso de internet móvel ao longo do mês no gráfico. Ao tocar nele será possível gerenciar o aviso de uso de dados máximo. É recomendado adicionar a quantidade de GB do seu pacote contratado ou até um pouco menos, para manter o gerenciamento em dia. Confirme em "Definir".

Gerencie a Internet móvel gasta e estipule um limite no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Toque em "Ciclo da conta". Personalize o item adicionando a data de fechamento do seu pacote (quando o plano de internet é renovado).

Personalize o ciclo da conta para gerenciar o tempo de gasto mensal de Internet móvel no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como ativar a economia de dados

Passo 1. Caso o usuário esteja com a internet 4G/3G quase no final, o Android tem um modo de economia que desativa determinadas ações de apps em segundo plano. Para usá-lo, selecione o ícone "Configurar" e, depois, toque em "Uso de dados".

Acesse o uso de dados do smartphone Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, toque em "Economia de dados" e ative o recurso na chave no topo da tela.

Ative a economia de dados no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Você pode selecionar apps importantes para ter uso irrestrito de dados, caso não queira perder a notificação de uma mensagem, por exemplo. Para isso, toque no item de "Acesso irrestrito a dados" e ative a chave ao lado do app importante.

Escolha quais apps não serão afetados pela economia de dados no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Celular conecta ao Wi-Fi, mas não navega na Internet: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo