O Doodle do Google desta quarta-feira (21) celebra os 178 anos do nascimento de Machado de Assis ─ escritor, poeta e fundador da Academia Brasileira de Letras. Por isso, o Google homenageia o brasileiro em forma de Doodle. Joaquim Maria Machado de Assis, o menino que nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, hoje é considerado um dos maiores nomes da Literatura Brasileira e sua bibliografia reúne obras que são conhecidas mundialmente com frases, poemas, crônicas e livros de sua autoria.

Doodle em homenagem a Machado de Assis (Foto: Felipe Alencar/TechTudo )

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Biografia de Machado de Assis

O filho de José de Assis e Maria Leopoldina da Câmara Machado viveu numa época de transição da abolição da escravatura e na passagem do Brasil Império para República. Autodidata, Machado de Assis se tornou um renomado escritor, jornalista, dramaturgo, poeta e trabalhou em diversos órgãos públicos, como o Ministério da Agricultura, do Comércio e também das Obras Públicas.

... 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">

Machado de Assis completaria hoje 178 anos (Foto: Domínio público)

Academia Brasileira de Letras

No ano de 1897 , juntamente com Olavo Bilac, Ruy Barbosa e outros escritores, Machado de Assis fundou a Instituição Literária Brasileira, conhecida como Academia Brasileira de Letras (ABL), cujo objetivo é o cultivo da literatura nacional e cultura do Brasil. O escritor foi o primeiro presidente da Instituição.

Principais obras

Nessa época o escritor já era reconhecido por suas obras, que mais tarde viriam a se tornar clássicos da literatura nacional ─ Helena (1876), Quincas Borba (1879), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1889) ─ que já ganharam diversas adaptações para o teatro, a TV e o cinema. A obra literária do autor é demasiadamente extensa, abrangendo nove romances, mais de 200 contos, cinco coletâneas de poemas e mais de 600 crônicas.

Além disso, atribui-se a Machado o surgimento do Realismo no Brasil com o livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", inserido na escola literária que tinha como foco a denúncia de problemas sociais. A literatura passou a ser também uma espécie de pintura objetiva da realidade, que além de entreter, o romance tinha como função alertar os leitores sobre a realidade que os cercava.

Morte em 1908

Machado de Assis morreu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos, em sua casa no Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Até hoje, o ícone é lembrado quando se fala de Literatura Brasileira, sendo autor obrigatório nas escolas de todo o país.

Livros de Machado de Assis de graça

Os livros de Machados de Assis estão disponíveis online, para leitura de graça, no site Domínio Público (Biblioteca Digital desenvolvida em Software Livre), do Governo Federal. Para acessar, basta ir ao endereço dominiopublico.gov.br e pesquisar pelo autor na categoria Literatura. Os e-books estão disponíveis em formato PDF.

Machado de Assis foi o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (Foto: Domínio público)

Doodle do Google

O doodle do Google desenhado por Pedro Vergani traz a ilustração do próprio escritor ao centro, em sua pose mais comumente vista em fotos, com óculos e barba espessa. Em volta dele há círculos com ilustrações representando suas obras mais proeminentes, como as já citadas Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba. O desenho está disponível apenas no Brasil.

Conheça a história de todos os Doodles do Google; vídeo

Machado de Assis é grátis no Kindle? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo