Especialistas de segurança da Alladin RD descobriram uma falha que pode provocar travamentos em computadores que rodam Windows Vista, Windows 7 ou Windows 8 — menos no Windows 10. O problema ocorre quando páginas acessadas pelo Internet Explorer, contenham um arquivo $mft, associado a metadados de arquivos de imagem. Em situações como essa, o sistema operacional acaba registrando um conflito entre o arquivo na Internet e uma cópia que reside na partição do sistema, entrando em um travamento.

Arquivo de nome $mft no Windows pode danificar computadores antigos (Foto: Divulgação)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

É importante ressaltar que essa falha é mais irritante do que perigosa, já que ela não coloca os dados do usuário em risco. Quem encontra o problema, começa a notar travamentos nos aplicativos em uso até que, eventualmente, o computador fica inutilizável. Ao reiniciar as funcionalidades do computador são restauradas .

Em nota oficial , a Microsoft explicou que está investigando o problema. “Os nossos engenheiros estão revisando a informação no momento. A Microsoft mantém o compromisso com o consumidor de investigar as questões de segurança reportadas e providenciar atualizações assim que possível”.

O arquivo $mft disponível numa página de Internet tem o mes

... mo nome de um arquivo que faz parte da raiz da partição NFTS em que o sistema operacional reside. Quando o usuário abre uma página que tenha um arquivo desse tipo, o driver do sistema de arquivos NFTS acaba encontrando um conflito. Como é o NFTS que regula a interação de aplicativos e arquivos, o travamento é inevitável.

O grande risco associado com essa falha está no fato de que travamentos recorrentes podem, eventualmente, danificar o disco rígido do computador. Além disso, dados do usuário podem acabar corrompidos por conta do erro.

Via Engadget

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo