O usuário pode solicitar um transporte particular usando os populares aplicativos da Uber, Cabify ou 99, que funcionam no Brasil. No entanto, há uma variação de preço na tarifa mínima do serviço e distância percorrida, o que pode gerar uma boa diferença para quem deseja economizar. A Uber ainda tem um recurso chamado "tarifa dinâmica" que aumenta o valor significativamente, dependendo da disponibilidade de carros na rua.

Para não perder tempo abrindo cada aplicativo para fazer a comparação, saiba que é possível usar o app VAH ou até o Google Maps para descobrir a média de melhor preço no mesmo trajeto. Conheça todas as dicas neste tutorial para celular.

Como descobrir com o app VAH

Passo 1. Baixe e instale o app VAH no celular. Para iniciar a comparação de preços, selecione "Adicionar origem" e, em seguida, digite o endereço completo do local em que você está, escolhendo a opção correta na listagem oferecida.

Selecione o endereço de origem no app VAH para comparar preços (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, toque em "Adicionar destino" e digite o endereço completo do local para o qual você deseja ir. Confirme selecionando uma das opções na lista.

... div class="placeholder-container" style="padding-bottom: 85.6115107914%;">

Selecione o endereço de destino no app VAH pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Toque em "Comparar" e aguarde. Será exibida uma listagem com todos os serviços, e suas variáveis, mostrando a margem de preço e o tempo de espera para o carro chegar no endereço de origem. As opções são Cabify, UberX, UberPool, UberSelect, UberBlack, 99táxi e 99POP. Para escolher o mais econômico selecione "Chame Agora".

Compare os preços da Uber, Cabify e 99POP pelo app VAH (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Confirme em "Ok" e aguarde. O aplicativo oficial do serviço será aberto no celular já exibindo as informações de origem e destino. Basta solicitar o carro normalmente.

Chame o transporte que preferir pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como descobrir via Google Maps

Passo 1. Abra o aplicativo de mapas do Google Maps no celular. Toque no espaço em branco no topo da tela. Em seguida, digite o endereço de destino, selecionando a opção correspondente na lista.

Selecione o endereço de origem pelo Google Maps no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Confirme em "Rotas". O Google Maps já seleciona automaticamente o "Seu local" atual (via GPS) para fazer o cálculo, mas é possível mudar o endereço de origem. Para isso, toque no primeiro campo de endereço e depois digite o endereço inicial (onde o carro vai te buscar), de forma semelhante ao passo anterior.

Veja as fotas e altere o endereço de origem, se preferir (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Nos resultados, toque no botão com um bonequinho pedindo carona. Serão mostradas abas individuais com o preço dos apps da Uber, Cabify e 99 (e suas variváveis dentro de cada serviço). Note que há a variável de preço e tempo estimado para chegada do carro ao local de origem. Com a Uber é possível pedir diretamente o carro pelo Google Maps. Com os outros apps, basta tocar em "Abrir App".

Veja o comparativo de preços entre a Uber, Cabify e 99 no Google Maps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. O usuário será encaminhado diretamente para o app oficial do serviço, com o trajeto já selecionado, para solicitar o motorista.

Confirme a corrida diretamente no app oficial pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale destacar que por serviços de terceiros, como Google Maps ou VAH, há apenas uma expectaviva de preço e tempo, que só será confirmada e validada no app oficial. Também não são considerados cupons de descontos adicionados nos apps, que só são calculados ao final da corrida.

Como encontrar os melhores preços na Uber, Cabify e 99POP (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Cabify vs Uber: qual é o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo