O Google Maps para iPhone (iOS) e Android tem um recurso que permite ao usuário ver um histórico de locais visitados com o app. Esses dados são armazenados na linha de tempo do serviço e podem ser consultados a qualquer momento. A função é ideal para saber o nome de uma rua, de um estabelecimento comercial, local turístico e outros pontos do mapa.

Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como encontrar o registro de lugares visitados no Google Maps no seu smartphone. A dica também pode ajudar a iniciar rotas de forma prática para locais nos quais você já esteve.

Google Maps: confira sua linha do tempo e veja os lugares que visitou (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

No iPhone

Passo 1. Abra o Google Maps e toque sobre o ícone de três barras no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, acesse "Sua linha do tempo".

... 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">

Caminho para acessar a sua linha de tempo no app do Google Maps para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Para ver sua atividade no mês, toque no ícone de calendário na parte superior da tela. Nesse momento, o mês atual será exibido. Note que é possível voltar para outros meses e conferir o que o app registrou. Clique sobre uma data para visualizar a movimentação no mapa.

Visualização de atividades na linha do tempo do Google Maps para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. O aplicativo apresenta o local visitado na tela. É possível tocar no botão "Saiu às (hora da atividade)" para verificar o horário e chegada e saída do local.

Opção do Google Maps para conferir detalhes sobre lugares visitados pelo usuário (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Toque em "Detalhes do lugar" para ver a página do local no Google Maps que permite iniciar a navegação por voz, ligar para o estabelecimento, visitar o website e salvar o mapa para ver offline.

Opção para ver detalhes de um local visitado no Google Maps para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

No Android

Passo 1. Abra o Google Maps e toque sobre o ícone de três barras no canto superior esquerda da tela. Em seguida, acesse "Sua linha do tempo".

Opção para ver a linha do tempo do Google Maps no Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque no ícone de calendário para ver os registros do mês atual. As datas com registros aparecem com um círculo. Toque sobre o dia que deseja ver por onde você esteve.

Tela para visualização de registros de localização por data no Google Maps para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Você pode confirmar se esteve no lugar tocando na opção "Sim". Em seguida, clique sobre o nome do local para ver mais informações.

Caminho para visualizar mais detalhes sobre um local visitada no Google Maps para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Você verá no mapa a hora que visitou o local, o endereço e um alfinete mostrando a localização exata. Toque em "Detalhes" para ver a tela que permite iniciar uma rota até o endereço.

Opção para ver mais detalhes de um local visitado no Google Maps para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite a dica para relembrar pontos turísticos visitados em uma viagem ou locais onde esteve e não lembra mais o endereço.

Como favoritar um local no Google Maps? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo