O Android 7.0 Nougat trouxe a possibilidade de adicionar atalhos para funções de aplicativos na central de notificações do sistema. Embora poucos programas tenham adotado o recurso, o app Nougat Quick Settings é uma alternativa gratuita que promete aproveitar o potencial da novidade.

Com ele, é possível criar atalhos para qualquer aplicativo do sistema, contatos e até usar funções como pesquisa ou prints. Confira, neste tutorial, o passo a passo de como turbinar a central de notificações do seu celular Android.

Android 7.0 Nougat tem 10 recursos pouco conhecidos pelos usuários

Aplicativo muda central de notificações do Android 7.0: veja como usar (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Na tela inicial do Nougat Quick Settings, há uma lista de opções de atalhos disponíveis. Dentre eles, destacam-se a função cafeína para manter a tela acesa, controle de áudio, lembretes, contatos, busca na Web, entre outros. Neste tutorial, usaremos botões para apps e “print da tela” como exemplo.

Observação: Alguns dos recursos exigem que o usuário faça root no sistema para funcionar. Eles estão identificados pela descrição “Root required”.

Passo 2. Clique sobre a chave do atalhos que deseja adicionar para ativá-lo.

Nougat Quick Settings traz diversas opções para mudar a central de notificações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Algumas funções, como a de print da tela (Screenshot), podem trazer opções adicionais de configuração. Role a página até o fim para verificar.

Passo 4. Abra a central de notificações e deslize novamente o dedo para baixo para ver os atalhos do sistema.

Nougat Quick Settings tem opções adicionais para algumas funções do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Toque no botão de editar atalhos. No aparelho usado neste tutorial, o ícone é representado por um “lápis”.

Passo 6. Na tela de edição, role a página até o fim. Os atalhos a serem adicionados estarão com a identificação “Nougat Quick Settings”.

Procure pelos atalhos criados pelo Nougat Quick Settings na central de notificações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Arraste os ícones até a página de atalhos ativos da central de notificações.

Passo 8.

... Toque no botão de “Voltar” para concluir.
Arraste atalhos para adicioná-los à central de notificações do Android Nougat (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 9. Abra os atalhos novamente e navegue até a tela onde estão os ícones adicionados. Basta tocar em um deles para executar a ação.

Passo 10. Em alguns casos, é necessário conceder permissões para que os botões comecem a funcionar.

Usuário precisa dar permissão para tirar print a partir da central de notificação do Android 7.0 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Observação: Caso esteja adicionando um atalho para aplicativo, é preciso escolher ao clicar sobre o botão pela primeira vez. Feito isso, o atalho será renomeado.

Nougat Quick Settings permite abrir qualquer aplicativo a partir da central de notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como usar o Nougat Quick Settings para personalizar sua central de notificações do Android 7.0.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo