Para usar o Tinder, aplicativo de paquera queridinho dos brasileiros, é necessário vincular seu perfil do Facebook. Isso se dá porque a plataforma recolhe algumas informações da rede social para garantir que o usuário encontre pessoas com o perfis que podem lhe interessar. São dados como idade, sexo, opção sexual, páginas que curte, amigos em comum e suas fotos. Essa prática também tem como intuito garantir a segurança do Tinder, já que para criar um perfil fantasma, a pessoa teria também que construir um "fake" no Facebook.

Por isso, aqueles que não tem conta no Facebook, não tinham como ter uma conta no Tinder. Mas, recentemente, o aplicativo de paquera começou a usar no Brasil uma nova forma de cadastro: via SMS. O recurso ainda está em fases de testes e consiste em uma autenticação pelo número de telefone. Através dele a plataforma consegue identificar que o celular é único — e a conta é verdadeira.

Saiba como usar o Tinder sem Facebook (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

App do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

No entanto, o Tinder afirma que vai continuar usando o Account Kit do Facebook como fornecedor da ferramenta de autenticação de perfis por SMS. Ou seja, a mudança fica somente no fato de que as contas não estão vinculadas, o que já é um avanço, mas as informações de confirmação ainda serão advindas de lá.

Apesar disso, é possível fazer o cadastro na plataforma sem ter uma conta n

... o Facebook normalmente. O usuário que faz o cadastro sem a vinculação, precisa preencher os interesses e as fotos de forma manual, já que o aplicativo não vai importar as fotos da rede social automaticamente, como normalmente é feito.

Os recursos de ambas as versões (via Facebook ou via SMS) são os mesmos, mas itens como “amigos em comum”, que usa dados do Facebook, não aparecem.

Segundo o Tinder, a função está em período de testes. Entretanto, foi possível realizar um cadastro sem vinculação com bastante facilidade, sem erros. Testamos a função em um smartphone iOS e em um Android. Bastou baixar o aplicativo na loja oficial que o recurso já estava disponibilizado com confirmação via SMS.

Como usar o Tinder sem Facebook

Passo 1. Baixe o app e, na tela inicial, clique em “Entrar com número de telefone”;

Basta incluir no número no seu celular e criar uma conta do Tinder (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Passo 2. Em seguida será necessário inserir seu número de celular. Em alguns segundos você vai receber uma mensagem com um número de ativação;

Tinder envia código via SMS para confirmar criação de conta sem Facebook (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Depois, é só preencher o seu perfil normalmente: nome, data de aniversário, sexo, escolher uma foto e pronto. O Tinder está disponível para uso, sem Facebook.

A opção de login com o celular através do Tinder Online, webapp do aplicativo, ainda não está disponível. Ou seja, para usar o Tinder sem vincular ao Facebook é necessário que seja pelo aplicativo disponível para Android e iPhone. Quem cria uma conta por SMS também não consegue acessar o Tinder Online no seu PC.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo