O Matchmaking Rating (MMR), ou Pontuação do Gerenciador de Partidas, é um mecanismo usado no DotA 2 para equilibrar as partidas ranqueadas. O recurso está no jogo há algumas temporadas e sofreu adaptação para o sistema de medalhas. Ao contrário do que acontece League of Legends (LoL), no DotA o MMR não influencia diretamente nas promoções e recebimentos de medalhas do ranking. Veja, a seguir, como funciona o sistema das filas ranqueadas no game da Valve e confira a tabela não oficial para conquista de medalha.

O que é e como é calculado o MMR no DotA 2?

Assim como em outros jogos, a desenvolvedora do DotA 2 mantém sigilo sobre como é feito o cálculo do MMR. É ele que vai balancear as partidas ranqueadas e fornecer times que estejam no mesmo nível de habilidade. Dependendo de como os times estejam balanceados, os jogadores recebem mais ou menos pontos. Se o time adversário tiver um MMR médio maior, os jogadores vão ganhar mais pontos quando o vencerem. Caso o seu time tenha um MMR médio mais, o usuário receberá menos pontos na vitória.

Apesar do MMR ser o principal fator na criação de partidas, ele não é o único. O sistema de DotA também leva em consideração a experiência da conta, a performance do jogador, diferença de ouro nas partidas e algumas outras variáveis. E ao contrário do League of Legends (LoL), no DotA 2 é possível ver o MMR de maneira oficial. Para acessar, o usuário só precisa acessar o seu perfil dentro do jogo e selecionar a aba "estatística". Lá conseguimos ver o número da fila ranqueada solo e em grupo.

De acordo com a desenvolvedora, há alguns meios de mudança do MMR no jogo:

O MMR é alterado quando:

Um jogador abandona a partida sem ser no início da partida. Um jogador do seu grupo abandona o jogo em qualquer momento da partida. Você está jogando uma partida e não há nenhum caso de abandono.

Mas a Valve faz ressalvas:

O MMR não é alterado quando:

Um membro, que não esteja no mesmo grupo que você, abandona a partida no início. Há detecção de problemas com a conexão de Internet; nesse caso uma mensagem aparecerá no jogo para avisar.

Divisão por liga

A Valve não apresenta dados oficiais sobre a relação dos núm

... eros de MMR e as conquistas de medalhas. Mas alguns fóruns não oficiais fazem estimativas sobre a equivalência de pontos de MMR e medalhas. É importante lembrar que não é possível reduzir o nível da medalha: uma vez conquistado, não há como cair.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo