O Android 7.0 (Nougat) está disponível nos smartphones mais recentes lançados no Brasil, como o Moto Z e Moto G5, ou pode ser instalado por meio de atualização em celulares mais antigos compatíveis. O sistema móvel oferece recursos inteligentes como o Smart Lock, que permite manter o dispositivo desbloqueado enquanto ele estiver em um local seguro ou perto de você.

Essa função é útil para quem busca mais praticidade no dia a dia, e não quer perder tempo ao digitar seu código a todo momento ou enquanto estiver em casa, por exemplo. Para funcionar, a ferramenta analisa sinais de detecção de bolso, lugares, dispositivos, voz e rosto confiáveis. Veja, neste tutorial, como ativar o Smart Lock no seu smartphone com Android N e saiba como personalizá-lo por meio de um rápido passo a passo.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Acessar o Smart Lock

Passo 1. No celular com Android 7.0, toque no ícone de "Configurar" e, depois, selecione o item "Segurança".

Passo 2. Em seguida, clique no item de "Smart Lock" e confirme seu código ou padrão pessoal para acessar os ajustes.

Detecção de Bolso

Passo 3. Note que será mostrada uma listagem de funções inteligentes e a primeira delas é a "Detecção no bolso". Para começar a usar, ative a chave no topo da tela (deixando na cor verde). Dessa forma, você só precisa desbloquear o dispositivo uma vez e ele vai permanecer acessível enquanto você segurar nas mãos ou carregar com você.

Lugares confiáveis

Passo 4. Já no item de "Lugares confiáveis", toque em "Casa" para personalizar um endereço pessoal. Se preferir, selecione "Adicionar um lugar confiável" para somar um segundo endereço no qual o celular permanecerá desbloqueado.

Passo 5. Em seguida, toque no campo de texto para digitar o seu endereço de confiança. Lembre de adicionar o número do local e conferir o CEP na busca do Google Maps. Ao final, será mostrado o raio de espaço marcado como confiável.

Dispositivos Confiáveis

Passo 6. Na categoria de "Dispositivos Confiáveis", o usuário poderá atrelar o desbloqueio de tela do smartphone a um aparelho próximo via Bluetooth ou NFC, como um relógio inteligente ou sistema do carro. Para continuar, toque em "Adicionar Dispositivo Confiável".

Passo 7. Selecione o tipo de conectividade sem fio para parear: Bluetooth ou NFC. Encontre o dispositivo na lista e confirme em "Sim, Adicionar". Dessa forma, quando o celular e o dispositivo estiverem próximos (e conectados), o smartphone ficará desbloqueado.

Rosto de Confiança

Passo 8. A função usa o reconhecimento facial do seu dono para manter o celular desbloqueado. Para começar, toque em "Configurar".

Passo 9. Toque em "Próxima" para fazer o ajuste. Agora, posicione-se de frente para o celular, levantando o aparelho na altura dos olhos, como se fosse registrar uma selfie. Observe se o local tem luz suficiente para captar a imagem. Em seguida, posicione o rosto no círculo mostrado na tela e aguarde alguns segundos. Ao final, será exibida uma mensagem de sucesso. Confirm

... e em "Concluído".

Voz de Confiança

Passo 10. O usuário pode cadastrar sua voz para fazer pesquisas e acionar recursos no celular, desbloqueando o aparelho. Inicie ativando a chave ao lado de "Voz de Confiança". Agora toque em "Redefinir modelo de voz".

Passo 11. Confirme em "Continuar". Depois, fale o comando "Ok Google" três vezes e aguarde a confirmação do reconhecimento de voz. Ao final, toque em "Concluir".

Qual é a melhor novidade do Android N? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo