Oi Marisa, oi gente! É hora de descomplicar a tecnologia!

Eu recebi uma pergunta bem legal do Gabriel, que quer saber como identificar quando o smartphone está infectado por algum vírus.

Olha Gabriel, é bem fácil de descobrir, mas a gente precisa ficar atento, porque os sintomas que o celular dá podem ser confundidos com falta de memória ou problemas na bateria, viu?

Quando o smartphones está infectado por vírus, ele nos dá alguns sinais básicos como lentidão, aquecimento, consumo excessivo da bateria e da internet móvel  e cartão de memória que enche muito rápido, que são aqueles sintomas que eu falei que podem ser confundidos.

Por isso, fique de olho caso o aparelho apresente funcionamento fora do normal, como propagandas e pop-ups com anúncios suspeitos, cobranças indevidas na conta caso o seu celular seja pós-pagos, surgimento de aplicativos que você não baixou, configurações do celular diferentes das que você configurou e se funções e aplicativos estão abrindo mesmo quando você não mandou.

 Esses são sinais de que algum vírus ou hacker está tendo acesso ao seu celular!

E pra facilitar, olha essa dica!

Mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado e baixe um antivírus, como o Avast, F-Secure, Norton ou outros. Assim, você protege o seu celular de arquivos maliciosos.

Se você descobriu que o celular está infectado, não precisa se preocupar! É só fazer um backup dos arquivos importantes e uma varredura com o antivírus. Se preferir, pode restaurar o smartphone pro padrão de fábrica, mas isso faz com que todos os dados e aplicativos sejam apagados, tá?

Ah, e não se esqueça de trocar todas as suas senhas de redes sociais, ba

... nco e e-mail.

A sua dúvida sobre tecnologia pode aparecer aqui. É só entrar no meu canal dentro do portal do Olhar Digital e mandar sua pergunta usando esse formulário!

Na semana que vem eu volto com mais um tema, tá?



>>> Veja o artigo completo (Fonte)