Dicas Emulador de Macintosh: 'baú da Internet' ganha simulador da Apple

O Internet Archive funciona como um “baú da internet”: a plataforma abriga numerosos programas, jogos e sites antigos, porém funcionais. A novidade é um emulador de Macintosh — clássico computador da Apple lançado em 1984. O usuário poderá experimentar pelo navegador as versões 6 e 7 do macOS e diversos programas e jogos como Dark Castle, Fokker Triplane Simulator, Airborne!, MacPaint (Version 1.5), MacWrite 4.5 e até mesmo o clássico joguinho Space Invaders.

Internet Archive: como usar o site que é o ‘baú da web’

De acordo com o Internet Archive, os programas e jogos para macOS (versões 6 e 7) que podem ser emulados no site foram lançados entre 1984 e 1989. Todos foram escolhidos pela equipe de curadoria e mais programas da época poderão ser adicionados em breve ao acervo de softwares antigos.

Macintosh (Foto: Divulgação/Apple)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Esta é uma maneira de vivenciar a tecnologia da época e ver sua evolução. No caso do sistema operacional da Apple, embora o sistema seja apenas em preto e branco e tenha resolução baixa, vários elementos ainda continuam presentes até hoje.

A lixeira para excluir arquivos, a barra de menu no topo da tela, nomes de programas como o 'Finder' e etc.

Para acessar o emulador de Macintosh, basta acessar a página (archive.org/details/softwarelibrary_mac) no site do Internet Archive, escolher o programa ou versão do sistema que deseja usar e esperar o navegador carregar. Tudo isso é
... possível devido à adaptação do emulador DOSBox para Javascript. Isso permite, inclusive, o uso do Windows 3.11.
Internet Archive permite uso do Macintosh de 1984 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo