Enquanto o Facebook mostrava sua nova plataforma de realidade aumentada na f8, o Snapchat ganhou novas Lentes Mundiais (World Lenses) para fotos e vídeos, desta vez dedicadas à câmera traseira do celular. As World Lenses são imagens em 3D que podem ser posicionadas pelo usuário e que interagem com o mundo real. Os objetos — que vão de arco-íris e nuvens a animais e plantas — ilustram o cenário para deixar as criações do usuário mais divertidas.

Snapchat agora permite buscas entre seus milhões de snaps diários

O rival do Instagram e do Facebook não menciona realidade aumentada, porém é a tecnologia que permite a novidade. Nas selfies, objetos 3D seguem os movimentos do rosto do usuário, já as novas lentes ficam fixas na paisagem, mas com diferenciação de profundidade.

World Lenses 3D do Snapchat adiciona objetos virtuais a fotos e vídeos (Foto: Reprodução/Snapchat)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Em uma delas, é permitido adicionar objetos divertidos em um cenário aberto, como um arco-íris, um picolé com pernas e outras figuras. Outros tipos de lentes são aplicadas próximas ao chão. É o caso de plantas de pequeno porte. Além disso, é possível interagir com os objetos pela tela do smartphone: toque no arbusto para revelar um coelho ou jogue sementes para criar um jardim.

O Snapchat avisa, porém, que esses filtros serão atualizados diariamente oferecendo novas opções em 3D. Algumas lentes disponíveis no dia do lançamento, por exemplo, ainda são dedicadas à páscoa, e devem sumir.

Como usar as World Lenses 3D do Snapchat

Passo 1. Abra o app e mude para a câmera traseira. Toque em qualquer lugar da tela para acessar a lista de lentes disponíveis para usar;

Habilite as World Lenses 3D na câmera traseira (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Escolha uma das opções e perceba que algumas delas podem ser movidas para vários lugares da paisagem. Deslize para cima e para baixo para redimensionar e toque no centro da imagem para trocar de figurinha;

Posicione objetos no cenário e redimensione (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Alguns filtros têm posição fixa, como os arbustos, ou distorcem os objetos reais capturados pela câmera;

Algumas lentes trazem objetos fixos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Um das lentes permite “plantar” flores no chão. Toque na semente para jogá-la e, então, surgir uma flor;

... ardim virtual em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="" src="//s2.glbimg.com/RM6vJbDxAJ3ZrTgh9GPjgJJ6tOM=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/04/18/plante-um-jardim-virtual-em-qualquer-lugar.png" width="">Plante um jardim virtual em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Com o cenário pronto, toque no botão de captura uma vez para fotografar ou segure para gravar um vídeo. Compartilhe normalmente com os amigos de forma individual ou na sua história;

Compartilhe objetos 3D em fotos ou vídeos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Caso desista de incluir lentes 3D na foto ou vídeo, basta tocar no “X” localizado na parte inferior da tela e remover todos os objetos da cena.

Desabilite os filtros quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Vídeos do Snapchat ficam com tela preta, o que pode ser? Confira no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo