A Microsoft pretende liberar o Windows 10 Mobile edição Creators no dia 25 abril. No entanto, a nova atualização da plataforma para celulares deve ser compatível com poucos modelos, de acordo com informações do site ZDNet. A lista, que não foi confirmada oficialmente pela fabricante, inclui 13 modelos que rodam o sistema anteriormente conhecido como Windows Phone, e apenas alguns chegaram ao Brasil, como o Lumia 640e Lumia 640 XL.

Com isso, grande parte dos aparelhos da linha Lumia que tiveram boas vendas no país ficam de fora da atualização. É o caso do Lumia 535, Lumia 730, Lumia 830 e Lumia 930.

Lumia 930 ainda vale a pena? Conheça preço e especificações

Atualização do Windows 10 Mobile Creator chegará a poucos celulares (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

De acordo com a Microsoft, há vários motivos para que um celular não tenha suporte ao Creators. O hardware pode ser incompatível com o sistema, ou talvez não haja drivers atualizados. Também há casos em que o período de suporte da fabricante já expirou. Veja, a seguir, a lista completa com os celulares que receberão a atualização.

- Alcatel Idol 4s;

- Alcatel OneTouch Fierce XL;

- HP Elite x3;

- Lenovo Softbank 503LV;

- MCJ Madosma Q601;

- Microsoft Lumia 550;

- Microsoft Lumia 640/640XL;

- Microsoft Lumia 650;

- Microsoft Lumia 950/950 XL;

- Trinity NuAns Neo;

- VAIO VPB051

Segundo a fabricante, os dispositivos que atualmente

... rodam o Windows 10 Mobile continuarão a receber as devidas atualizações de segurança e correções de erros.

De qualquer forma, as novidades trazidas pelo Creators não são muitas, e algumas são pouco relevantes. A versão traz melhorias na interface e a possibilidade de recuperar apps e abas do Microsoft Edge em outro aparelho, com auxílio da Cortana. Além disso, a autenticação por íris ficou mais rápida e será possível desinstalar aplicativos nativos.

Android, iOS ou Windows Phone: qual melhor sistema para celular? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo