Life is Strange ? um jogo epis?dico da Dontnod, onde muitas das escolhas feitas pelo jogador ter?o consequ?ncias futuras. A diferen?a para outros jogos do g?nero adventure fica por conta do poder de Max, a protagonista do game, que pode rebobinar o tempo e desfazer suas a??es e escolhas. Preparamos um tutorial b?sico explicando a mec?nica do jogo, controles e outras dicas. Confira.

Life is Strange: novo game dos criadores de Remember Me ? anunciado

Life is Strange: Tela inicial j? mostra a beleza do jogo (Foto: Reprodu??o/Emanuel Schimidt)

Menu e intera??o

O menu dentro do game Life is Strange tem uma interface similar a um di?rio. No PS4 ele pode ser acessado usando o touchpad. Cada ?p?gina? cont?m diferentes tipos de informa??es. Para navegar entre elas use os bot?es L1 (para ir para a esquerda) e R1 (para ir para a direita). Ao entrar em uma se??o, use o direcional para a esquerda/direita para virar as p?ginas. Veja abaixo o conte?do de cada menu:

Di?rio: Nessa se??o a personagem Max conta os detalhes dos ?ltimos acontecimentos. H? tamb?m alguns trechos dos dias que antecederam o in?cio da hist?ria, ajudando o jogador a se inteirar da vida de Max e conhec?-la um pouco mais. Essa se??o ? boa para relembrar fatos e nomes pelos quais o jogador passou anteriormente.

Life is Strange: Di?rio (Foto: Reprodu??o/Emanuel Schimidt)

Biografias:?Nessa se??o o jogador pode conferir algumas informa??es dos personagens conhecidos por Max. Nele ela coloca tamb?m algumas cr?ticas pessoais, que servem como dicas de quem confiar.

Life is Strange: Biografias (Foto: Reprodu??o/Emanuel Schimidt)

Fotografias: ? quase um ??lbum de figurinhas?, j? que cada cap?tulo de Life is Strange possui como ?miss?es extras? tirar algumas fotografias. Enquanto a foto n?o for feita o espa?o ? preenchido com um desenho dando uma pista do local, pessoa ou animal que deve ter sua imagem tirada.

Life is Strange: ?lbum de fotografias de Max (Foto: Reprodu??o/Emanuel Schimidt)

Arquivo: cada localidade que a personagem visita em Arcadia Bay possui diversos cartazes. No arquivo ? poss?vel verificar todos os que voc? j? viu em algum momento, tudo separado pela localidade. Novos locais aparecer?o em cada cap?tulo, incrementando o n?mero de cartazes vistos. Provavelmente ser?o usados na solu??o de quebra-cabe?as no futuro.

Life is Strange: Arquivo de localidades e cartazes (Foto: Reprodu??o/Emanuel Schimidt)

SMS: Max recebe mensagens de outros personagens durante a hist?ria, como seus pais e seu amigo Warren. Eles ajudam a contar mais a vida dela, d?o pistas de onde deve ir e podem mostrar o que outros est?o pensando de voc?.

Comandos b?sico

... s

A personagem Max pode andar livremente pelos cen?rios ? ou seja, o game n?o segue a linha ?sobre trilhos? nem ?apontar e clicar?. Para caminhar basta usar o direcional da esquerda na dire??o desejada. O jogador tamb?m pode interagir com diversos objetos, podendo utilizar os bot?es tri?ngulo para ver detalhes, X para realizar uma a??o (por exemplo ligar o som, tocar viol?o ou regar uma planta), e, em alguns casos, quadrado para tirar uma fotografia.

Life is Strange: Bot?es de a??o (Foto: Reprodu??o/Emanuel Schimidt)

Entretanto, os comandos mais importantes s?o os relacionados ? manipula??o do tempo, grande destaque do game. A qualquer momento ? poss?vel rebobinar o tempo segurando o bot?o L2. Para acelerar esse retorno pode-se usar R2 em conjunto com o L2. H? tamb?m a possibilidade de retornar para a ?ltima a??o realizada, geralmente um ponto onde o jogador fez alguma escolha, bastando pressionar L1.

O game conta com um espiral do tempo, que mostra o quanto voc? pode regredir. Os checkpoints s?o marcados com uma pequena bola, podendo haver v?rios na espiral. ? uma boa forma de controlar o quanto se deseja rebobinar.

Life is Strange: Rebobinando o tempo (Foto: Reprodu??o/Emanuel Schimidt)

Essa funcionalidade tem dois pontos importantes e cruciais na resolu??o dos quebra-cabe?as do game:

- Todo objeto coletado ? mantido com voc? mesmo que voc? volte no tempo antes de pegar o item;

- Conforme voc? rebobina o tempo ? poss?vel se movimentar. Com isso voc? tem o ?poder? de se ?teletransportar?. Em um dos momentos do primeiro cap?tulo uma ?rvore cai a sua frente, impedindo seu avan?o. Voc? pode voltar o tempo at? antes dela cair, passando pelo local da queda e n?o sendo mais atrapalhado.

Escolhas

No decorrer de Life is Strange o jogador deve fazer algumas escolhas, seja durante conversas, onde deve-se optar pela frase a ser dita, ou na intera??o com alguns objetos, como regar uma planta ou abrir uma gaveta suspeita. Algumas dessas escolhas podem ter consequ?ncias no futuro. Nesse caso ser? exibida no topo da tela uma pequena borboleta e uma mensagem informando o jogador. Outro ?cone que pode ser exibido ? de um bal?o de fala com retic?ncias no interior. Isso indica que voc? aprendeu um fato que pode ser ?til caso volte o tempo.

Ap?s terminar cada cap?tulo ser? poss?vel verificar todas as escolhas feitas durante a jogatina. Para isso basta acessar a op??o Choices?no menu principal. Nessa tela ? poss?vel comparar cada uma das suas decis?es com a de amigos e do restante do mundo.

Life is Strange: ? poss?vel comparar suas escolhas com a de outros jogadores (Foto: Reprodu??o/Emanuel Schimidt)

Refazendo cap?tulos em buscas das fotos colecion?veis

Como dito anteriormente Life is Strange tem como miss?o secund?ria tirar fotografias de determinados objetos, pessoas ou animais. Mesmo que se perca o local durante a hist?ria ? poss?vel entrar novamente em um cap?tulo e buscar o local onde a foto deve ser tirada.

No menu principal escolha a op??o Play episodes. Ser? poss?vel escolher qual epis?dio de Life is Strange se quer jogar novamente ? por enquanto apenas o primeiro est? dispon?vel. Selecione o epis?dio e, na tela seguinte, ser?o mostrados cada um dos cap?tulos. Abaixo deles ? mostrado o n?mero de fotos que podem ser tiradas e quantas voc? efetivamente j? tirou. Escolha o cap?tulo onde falta alguma imagem e aperte X. Voc? ent?o poder? optar por jogar no modo colecion?vel (isto ?, suas escolhas n?o ser?o gravadas, importando apenas as fotos tiradas) ou reiniciar o jogo a partir do cap?tulo escolhido

Life is Strange: Sele??o de cap?tulo (Foto: Reprodu??o/Emanuel Schimidt)

Na sua opini?o, qual o melhor jogo de a??o ou aventura para PC? Opine no F?rum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo