O Facebook oferece o recurso de vídeo ao vivo, que permite ao usuário exibir acontecimentos em tempo real para seus amigos. Para quem utiliza a função, existem truques rápidos para interagir com esses vídeos, ou até deixar a visualização mais ampla, ocultando reações e comentários. É possível, inclusive, desativar as notificações que aparecem toda vez que um amigo começa uma transmissão.

Para ajudar você a dominar o Facebook Live, reunimos cinco dicas em forma de pequenos tutoriais para celulares com Android. A seguir, você aprende também como curtir, compartilhar e fazer streaming de um vídeo ao vivo na sua TV, com áudio e sem precisar de cabos.

Facebook Stories começa a ser testado em mais perfis no Brasil e no mundo

Veja truques para usar o Facebook Live com vídeos ao vivo pelo Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Ocultar comentários e reações de vídeos ao vivo

Passo 1. Abra um vídeo ao vivo no app do Facebook para celular e deslize o dedo sobre a tela, da esquerda para a direita. Note que a mídia será exibida em tela cheia.

Oculte reações e comentários de vídeos ao vivo no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O mesmo pode ser feito com o celular na horizontal, caso o vídeo seja transmitido na orientação de paisagem. Basta arrastar a tela da esquerda para a direita para ocultar as reações e comentários.

Oculte reações e comentários de vídeos em orientação retrato no Facebook Live (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Compartilhar o vídeo ao vivo no seu Facebook

Passo 1. Curtiu um vídeo ao vivo e quer mostrar para seus amigos? Isso pode ser feito de forma rápida no Facebook Live. Basta encontrar na base da tela o botão de “Compartilhar” e depois confirmar em “Compartilhar Agora”. O vídeo será postado instantaneamente no seu Facebook.

Compartilhe um vídeo ao vivo com seus amigos no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Fazer um comentário ou reação no vídeo

Passo 1. Arraste os botões com as “carinhas” na base da tela para ver todas as opções de reações. Depois, toque em um deles para enviar para o vídeo. Sua reação será exibida na tela com sua foto de perfil, se transformando no item escolhido.

Faça uma reação em vídeo ao vivo no Facebook Live (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para fazer um comentário, basta digitar o texto na base da tela e enviar no botão de “seta” azul. Note que seu comentário será aplicado na lista, atualizada ao vivo. Você também pode curtir o comentário de outra pessoa, pressionando o botão de “like” ao lado do item, que será marcado em azul.

Faça comentários nos vídeos ao vivo do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Fazer streaming do vídeo ao vivo na TV

Passo 1. Toque no ícone de streaming no topo da tela e selecione o nome do seu dispositivo (pode ser Chromecast ou qualquer outro aparelho). Confirme em “Conectar”. As imagens serão exibidas na TV, com som, de forma tradicional.

Faça a transmissão via streaming do vídeo ao vivo para a TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Desativar notificações de vídeos ao vivo no Android

Passo 1. Por fim, se você está cansado dos alertas do Facebook Live dos amigos ou páginas, saiba que é possível de

... sativá-los pelo celular. Para isso, abra o app do Facebook no Android e toque no ícone de menu (indicado por três linhas). Depois, deslize a tela para baixo até encontrar a opção “Configurações de Aplicativo”.
Acesse as configurações do Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione a categoria de “Notificações” e, em seguida, desligue a chave “Vídeos ao vivo”. As alterações são salvas automaticamente.

Desative as notificações de vídeos ao vivo no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Por que meu celular não acessa Facebook via Wi-Fi? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo