Sonic the Hedgehog é o principal mascote da SEGA e um dos maiores ícones dos videogames. Do Master System ao Dreamcast, o ouriço velocista apareceu em todos os consoles da companhia, estrelando clássicos como Sonic Adventure e Sonic 2. Veja as principais curiosidades e polêmicas sobre o carismático herói.

Relembre os piores jogos da franquia Sonic the Hedgehog

Um novo mascote para a SEGA

Desde 1991, Sonic foi o rosto da Sega em seus principais jogos, consoles e anúncios, cargo que ocupou sem grande concorrência desde então. No entanto, a companhia sofreu para encontrar um grande mascote como Sonic.

Conheça as curiosidades e polêmicas sobre o personagem Sonic (Foto: Reprodução/YouTube)

Antes do ouriço azul tomar o posto, a SEGA teve os seguintes mascotes: Prof. Asobin (1983), Dr. Games (1984), Opa Opa (1986) e Alex Kidd (1986). Diferentemente de seus antecessores, Sonic foi cuidadosamente planejado para bater de frente com Super Mario, o mascote da maior rival da SEGA, a Nintendo.

Sonic the Hedgehog foi o quinto mascote da SEGA (Foto: Reprodução/SEGA Nerds)

Rato ou ouriço?

Antes de Sonic the Hedgehog chegar às prateleiras de todo o mundo no clássico lançado para Mega Drive, o personagem passou por diversas alterações de design e até de nome.

Nos primeiros rascunhos do criador Naoto Ohshima, é possível ver criaturas de diferentes formas, mais arredondadas e até mesmo com mais espinhos. E o nome "Needlemouse" chegou a ser utilizado como código do projeto Sonic the Hedgehog 4 pelos desenvolvedores.

Sonic the Hedgehog já foi chamado de Mr. Needlemouse (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Namoradas humanas

Nos primeiros rascunhos de roteiro e design para o personagem, Sonic não tinha como missão resgatar simpáticos animais da floresta, mas sim seu interesse amoroso humano, uma loira de vestido vermelho chamada Madonna.

A ideia foi vetada após a empresa considerar que seria estranho demais para os jovens fãs ver um ouriço namorando uma humana. Estranhamente, a premissa foi reaproveitada no polêmico Sonic ‘06, que provou, de fato, que era bizarro testemunhar o ouriço resgatando uma donzela em apuros.

Sonic the Hedgehog tinha uma namorada chamada Madonna (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Imprecisão científica

... ng>

Quem jogou qualquer aventura da série sabe que Sonic não é o melhor nadador do mundo, que sofria para se mover corretamente em ambientes aquáticos. No entanto, Sonic só é um péssimo nadador graças a um erro da SEGA.

Se a equipe de desenvolvimento tivesse feito o dever de casa, o resultado final poderia ter sido bem diferente. Afinal, ouriços são ótimos nadadores no mundo real, e o próprio estúdio admitiu seu desconhecimento sobre as capacidades aquáticos dos animais.

Sonic the Hedgehog não sabe nadar por um erro de pesquisa (Foto: Reprodução/YouTube)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Parada boa

A parada de Ação de Graças da cadeia da rede de lojas Macy’s é uma das maiores tradições dos Estados Unidos, acontecendo anualmente desde 1924, em Nova York. Com milhares de visitantes e exibição na televisão, o evento recebe enorme atenção nacional.

Seus famosos balões e alas são muito disputados e costumam mostrar os personagens mais queridos e conhecidos pelo público. Sonic foi o primeiro personagem dos videogames a ganhar seu próprio balão na Parada, estreando em 1993 e repetindo a dose em 2011.

Sonic the Hedgehog na parada da Macy's (Foto: Reprodução/YouTube)

Eggman quase herói

Foi por pouco: Sonic quase perdeu o estrelato de seu próprio game para o seu arqui-rival Eggman, ou Robotnik. Tudo porque, em 1990, a AM8 R&D recebeu ordens da SEGA para criar um mascote que deveria substituir Alex Kidd, começando uma competição interna que deu à luz diversas ideias.

Antes concordar em trabalhar sobre os conceitos do Mr. Needlemouse, foi cogitada a ideia de usar Eggman, com visual diferente e mais inocente, como grande mocinho do game. O visual era tão querido pelo time que, mesmo após a escolha do Sonic, a SEGA optou por manter Eggman no jogo, mas como vilão.

Sonic the Hedgehog quase perdeu o trono de mocinho para Eggman (Foto: Reprodução/YouTube)

Sonic Boom ou “Ruuim”?

Em 2014, a SEGA revelou mais uma mudança de visual para seu principal personagem. A alteração, claro, dividiu os fãs: muita gente gostou de ver Sonic e seus amigos com um visual mais aventuresco, cheios de ataduras e novos adereços.

Outros ficaram bem céticos ao ver Knuckles em uma versão mais parruda, Sonic com pernas compridas e Tails cheio de apetrechos, impressão que só foi exacerbada com a péssima recepção dos jogos Sonic Boom. Ao menos os quadrinhos e desenho animado homônimos foram excelentes.

Sonic the Hedgehog polemizou com seu novo estilo em Sonic Boom (Foto: Divulgação/SEGA)

Os mais velozes do mundo

Em 11 de abril de 1993, Sonic esteve ao lado da lenda do esporte Ayrton Senna no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, ostentando um dos troféus que o piloto levantou ao vencer seu rival Alain Prost em mais uma corrida chuvosa.

Isso aconteceu porque a SEGA patrocinou a corrida daquele ano. O vencedor da corrida, então, levantou esse troféu de mentirinha antes de ser agraciado com o verdadeiro troféu de campeão da corrida.

Sonic the Hedgehog já foi erguido pela lenda Ayrton Senna (Foto: Reprodução/Reddit)
Quais os melhores jogos do Sonic? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo