Desde que foi criado, o Facebookpassou por diversas atualizações para melhorar seu uso nos smartphones Android, iPhone (iOS), Windows Phone, BlackBerry e em computadores com Windows e macOS. Nas inúmeras mudanças, além de curtir, comentar, compartilhar e cutucar, a rede social acrescentou as transmissões ao vivo. Ou seja, o usuário que deseja gravar um vídeo e transmiti-lo no mesmo momento, só precisa clicar em alguns botões e estar com uma boa conexão. Confira a lista abaixo e veja 15 coisas que você pode fazer com os vídeos ao vivo do seu Facebook.

Plugin bloqueia som de vídeo com autoplay no Facebook e outros sites

Quinze coisas para fazer com os vídeos ao vivo do Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

1. Gerenciar notificações de vídeos ao vivo

Para configurar as notificações que deseja receber de vídeos ao vivo é muito simples. Basta ir nas configurações e acessar “notificações”. Em seguida, vá até “Vídeos ao Vivo”. Nesse momento, só é preciso escolher se deseja ou não receber as notificações sobre os vídeos ao vivo dos usuários.

Escolha se deseja receber ou não notificações de vídeos ao vivo (Foto: Reprodução/Camila Peres)

2. Adicionar filtro no vídeo ao vivo

Para colocar um filtro e deixar o seu vídeo mais bonito, basta começar uma transmissão por algum celular com Android ou iOS, clicar no ícone de “varinha mágica” e escolher qual deseja aplicar.

3. Limite de tempo para vídeos ao vivo

O Facebook permite que o usuário faça um vídeo ao vivo com duração de, no máximo, quatro horas. Tempo suficiente para quem está filmando mostrar o que deseja: uma partida esportiva, um show, uma palestra.

4. Mapa do Facebook de vídeos ao vivo

O usuário só terá seu live video no mapa se for uma transmissão pública e o local for compartilhado, também, de maneira pública. Caso ao contrário, o vídeo não ficará disponível no mapa do Facebook.

Mapa de vídeos ao vivo do Facebook (Foto: Reprodução/Camila Peres)

5. Desenhar no vídeo ao vivo

Para fazer um desenho na sua transmis

... são ao vivo, basta clicar no ícone de “varinha mágica”, localizado no canto superior direito da tela, e depois no lápis que aparece na tela. Em seguida, selecione a cor e rabisque.

6. Colocar uma descrição na minha transmissão

Abra o Facebook no seu celular com Android ou iPhone (iOS) e, na página inicial, clique em “ao vivo”. Quando a transmissão começar, você poderá colocar uma descrição.

Adicione uma descrição no seu vídeo ao vivo (Foto: Reprodução/Camila Peres)

7. Encontrar vídeos ao vivo

Todos os vídeos ao vivo dos seus amigos ou pessoas famosas que você segue aparecerão no seu feed de notícias. Para encontrar os vídeos de outros usuários, é preciso acessar as suas notificações e ir no “Facebook Live Map”.

8. Relatar um problema com vídeo ao vivo

Há três maneiras de relatar um problema no Facebook: denunciar o que está acontecendo, denunciar um conteúdo ou preencher um formulário feito pela rede social (facebook.com/help/contact/).  

9. Problemas de transmissão

Há dois motivos para você estar com problemas na transmissão ao assistir ou fazer vídeos ao vivo: conexão de rede fraca ou vídeo pausado (nesse caso, quem está fazendo a gravação pode ter escolhido parar por um tempo e continuar depois).

10. Fazer Check-in em um local

Com a localização no celular ativada, o Facebook reconhece lugares próximos à você. Para colocar o local exato em que está, clique em “check-in” na página inicial do app da rede social e escolha o lugar.

Faça check-in no Facebook (Foto: Reprodução/Camila Peres)

11. Denunciar conteúdo que viola a minha privacidade

Para denunciar um conteúdo que viola a sua privacidade basta preencher um formulário feito pela própria rede social (facebook.com/help/contact/). A reclamação será analisada e o Facebook tomará as medidas necessárias.

Formulário que o usuário deve preencher para fazer uma denuncia (Foto: Reprodução/Camila Peres)

12. Direitos autorais

De acordo com o Facebook, direitos autorais “são direitos legais que protegem obras originais de autoria”. Por isso, quando criar algum conteúdo, terá direito sobre o mesmo.

Esses conteúdos, que podem ser vídeos, filmes, programas, video-games, pinturas, fotografias, canções, composições musicais, gravações de áudio, gravações de voz, livros, peças, manuscritos, artigos e partituras musicais.

13. Rights Manager

Rights Manager é uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo que ajuda o usuário que é proprietário de direitos autorais a proteger e a gerenciar os direitos das suas fotos, vídeos e áudio na rede social.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Utilizando o Rights Manager é possível carregar e manter uma biblioteca de vídeos que deseja monitorar e proteger, além de criar regras para o uso de conteúdos individuais por outras pessoas.

14. Porcentagem assistida no vídeo

Quando você faz uma transmissão ao vivo, ao final da gravação, aparece quantas pessoas viram o seu conteúdo em porcentagem: visualização de 25%, 50%, 75%, 95% ou visualizações completas (todas as pessoas da sua página ou perfil viram o seu vídeo).

15. Transmissão pelo site original

Acesse o Facebook pelo pc e vá na página da rede social direcionada para isso (facebook.com/live/). É preciso ter feito login para acessar esse link. Em seguida, clique em “criar transmissão ao vivo”, escolha onde deseja compartilhar esse conteúdo e toque em “avançar”.

Faça uma transmissão ao vivo pelo PC (Foto: Reprodução/Camila Peres)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo