O Qwant.com, buscador franc?s que promete ser uma alternativa segura ao Google, marcou presen?a na Campus Party 2015 com sua vers?o em portugu?s. O objetivo ? lan?ar oficialmente o produto europeu com fun??es que podem agradar o p?blico brasileiro. Al?m de se comprometer a respeitar a privacidade e os menores, o sistema de pesquisa fornece tanto resultados da web como um panorama 360 de redes sociais, fotos e v?deos.

Acompanhe a cobertura completa da Campus Party 2015

Estande do buscador franc?s Qwant na Campus Party (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

?Qual ? a melhor atra??o da Campus Party 2015??Comente no F?rum do TechTudo.

Criado em 2013 na Fran?a, o Qwant chegou na Alemanha em 2014 e se gaba de ser o primeiro motor de buscas a conectar resultados da web e das redes sociais. A ideia ? fixar cinco pilares na distribui??o de resultados: n?o rastrear cookies, resguardar a privacidade, manter a neutralidade, minimizar a captura de dados dos seus usu?rios e ser transparente nas suas pol?ticas de uso com a comunidade.

Quem usa o Qwant j? percebe de cara que ele n?o se parece muito com os outros buscadores. A p?gina inicial ? similar, mas os resultados de busca s?o divididos em colunas. Os formatos de lista e mosaico tamb?m est?o dispon?veis, mas ? preciso ativ?-los clicando em bot?es no topo do site. O ideal ? testar e encontrar a melhor op??o. Em lista, ele lembra seus concorrentes. Em formas de mosaico, fica bem parecido com o Pinterest. Os resultados s?o organizados por web, not?cia, social, compras e outros temas.

Aos visitantes, foi aberto um stand na Open Campus com ?rea infantil para promover tamb?m o Qwant Junior. O site, voltado para crian?as de 3 a 12 anos, ser? testado na Fran?a e promete ser implantado em escolas p?blicas. A ideia ? n?o permitir que pequenos acessem sites fora da "lista branca" de p?ginas online recomendadas para suas idades. Em parceria com o Minist?rio de Educa??o franc?s, o projeto deve chegar ao Brasil em breve, explica Cl?mence Lambret, respons?vel pela divulga??o do Qwant no Brasil.

"H? um projeto em desenvolvimento com o minist?rio franc?s para introduzir o Qwant Junior nas escolas. A ideia ? que ele cres?a e seja lan?ado tamb?m em portugu?s", afirma.

... f/original/2015/02/06/qwant-2.jpg" alt="Campus Party Qwanty 2 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)" height="465" width="695" title="Campus Party Qwanty 2 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)">Cl?mence Lambret e Sophie na Campus Party 2015? (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

O buscador j? est? dispon?vel em 25 pa?ses e 15 l?nguas, incluindo o portugu?s. Mostra, de forma localizada, os assuntos mais buscados. Para divulgar a plataforma, ?ric L?andri, cofundador do Qwant, participa de uma palestra s?bado (7) no Palco J?pter, ?s 11h45min, na Campus Party, no S?o Paulo Expo.?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo