O Viber é um aplicativo de mensagens que permite realizar conversas secretas com um amigo pelo celular. Com o programa, é possível definir um tempo de validade para uma foto ou vídeo compartilhado. Ao final desse prazo, o conteúdo é removido da conversa automaticamente. A função opera nas versões para Android e iPhone (iOS) do mensageiro e ainda não chegou ao rival WhatsApp.

O recurso de mensagens secretas já existe no Telegram, Facebook Messenger e Google Allo, mas a versão adotada pelo Viber é diferente. Nele, o usuário não precisa criar um chat separado somente para trocar mensagens com limite de visualização. Dentro de uma mesma conversa individual ou em grupo, é possível mandar fotos e vídeos secretos ou não. Em contrapartida, o Viber não permite fazer o mesmo com texto. Veja, a seguir, como usar a função nos sistemas do Google e Apple.

Telegram ou Viber: o que cada aplicativo oferece e qual é o melhor?

Viber tem recurso de mensagens secretas (Foto: Divulgação/Viber)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como enviar mensagens secretas no Viber para Android

Passo 1. Abra uma conversa qualquer no Viber e use os atalhos na parte inferior para enviar uma foto ou vídeo. Caso esteja selecionando um arquivo da galeria, toque no botão de edição.

Selecione um arquivo de mídia para enviar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Toque no símbolo de relógio, no canto inferior esquerdo, e defina um tempo de visualização para a foto ou do vídeo. É possível escolher entre 1, 3, 7 ou 10 segundos.

Selecione o tempo de autodestruição (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Envie o arquivo e repare que a miniatura aparece borrada. Assim que o contato visualizar o conteúdo, a imagem ou vídeo se transforma no texto “Mensagem” com o horário do envio. O destinatário poderá visualizar a mídia pelo tempo estipulado e, quando o prazo chegar ao fim, o app apagará qualquer vestígio da mensagem secreta.

... componente-conteudo"> Repare que o conteúdo some depois da visualização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como enviar mensagens secretas no Viber para iPhone (iOS)

Passo 1. Abra uma conversa do Viber e envie uma foto ou vídeo. Caso utilize o rolo da câmera, escolha um arquivo e toque no botão de edição, em forma de lápis.

Escolha um foto ou vídeo para compartilhar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Toque no símbolo de relógio, na parte superior da tela, e determine o tempo de vida da mensagem secreta em 1, 3, 7 ou 10 segundos. Toque em "OK" para confirmar.

Defina um tempo de validade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao enviar a mídia, você verá a miniatura borrada. Quando sei contato visualizar a mensagem, ele terá o tempo estipulado por você até que ela seja apagada. Quando o prazo chegar ao fim, a imagem será substituída no seu celular por um balão com o horário do envio. Do outro lado da conversa, o contato não verá mais nenhum indício do item secreto recebido.

A mensagem secreta some depois do tempo de visualização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além de rodar no Android e iOS, o Viber também funciona no Windows 10 mobile. No entanto, a função de mensagens secretas ainda não desembarcou no sistema operacional da Microsoft.

WhatsApp ou Viber: qual é melhor? Comente no Fórum do TechTudo 

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo