O Dropbox Paper é mais uma alternativa para quem quer editar e compartilhar textos online, similar ao que já ocorria em outras plataformas como o Google Docs, que é possivelmente a mais popular do momento. Entretanto, o que o recurso do Google tem de melhor em relação ao novo concorrente? É mais completo, versátil ou mais barato? É mais fácil de usar ou possui integrações e ferramentas interessantes? Entenda os principais pontos e saiba se vale a pena trocar um pela outro neste rápido comparativo entre Paper e Docs. 

Como usar o Dropbox Paper, rival do Google Docs

Comparativo Dropbox versus Google Docs (Foto: Arte/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Para quem está disponível

Assim como o Google Docs, o Dropbox Paper está disponível em diversos locais, seja no navegador web do PC, browser mobile ou via aplicativos – para Android e iOS (iPhone), ao menos inicialmente.

Neste ponto, atualmente, as duas plataformas empatam. Apesar de tudo, o Dropbox pretende expandir seu alcance no futuro, deixando o Paper ainda mais acessível e disponibilizado em mais plataformas. 

Gratuito ou pago?

Para usar o Paper é preciso ter uma conta registrada no Dropbox, mesmo que ela seja gratuita, ou uma conta Google. Vale lembrar que o serviço de arquivos em nuvem oferece opção limitada de armazenamento para quem não quer pagar nada e o Paper pode ser usado também desta forma.

Dropbox Paper é grátis (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Neste caso, ainda não há qualquer diferença entre o Paper para um usuário gratuito do Dropbox ou para quem paga pela nuvem. Isso, porém, pode mudar no futuro, quando a ferramenta evoluir.

Há limite de arquivos?

Assim como não há limitação para usuários grátis, por ora também não há qualquer limite para arquivos no Dropbox Paper. No futuro, isso deve mudar, conforme a plataforma ganhar novos recursos.

Ainda não há limites no Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Sabemos que, no Google Docs, atualmente, os arquivos de texto ou outros documentos não podem ultrapassar 50Mb em tamanho dentro da nuvem do Google Drive. Outro detalhe: atualmente os arquivos criados no Dropbox Paper ainda não ocupam espaço na sua conta geral do Dropbox.

Edição de arquivo

...

O Dropbox Paper é bem versátil e, assim como seu principal concorrente, permite trabalhar com multimídia de forma bem livre: é possível incluir fotos, atalho para outros arquivos, tabelas, anexos, outros links e até mesmo uma lista de checagem de tarefas, o que o torna similar até mesmo ao Trello ou Asana, que são aplicativos voltados para gerenciamento e trabalham com cards e boards.

Interface do Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A edição é fácil de ser modificada e, graças ao visual mais simples e “limpo”, o Dropbox Paper se iguala ainda mais ao concorrente, por ter uma integração ainda maior com o próprio Dropbox – é possível “linkar” para arquivos contidos na sua pasta online, por exemplo, como é com o Google Drive.

Colaboradores

É também possível convidar pessoas para colaborar com seu documento online no Dropbox Paper, da mesma forma que é no Google Docs. Porém, a experiência no Paper é ligeiramente mais agradável e menos “poluída” visualmente. Todos, porém, devem ter um cadastro na plataforma.

Dropbox Paper suporta colaboração (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O compartilhamento, porém, exige que as outras pessoas também tenham uma conta no Dropbox, o que ocorre com menos frequência em relação a quem tem conta no Google ou um Gmail — a única exigência feita pelo Google para usar o Google Docs e a nuvem do Drive de forma ativa.

Limitações

Por ora, o Dropbox Paper não possui nenhuma grande limitação, exceto pela impossibilidade de integrar diretamente o Paper com sua conta no Dropbox. Isto é: não é possível ainda sincronizar automaticamente os documentos criados online na nuvem – e que fica salvo no computador do usuário.

Ainda não há limitações no Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A Dropbox pretende mudar isso no futuro e ainda mais: melhorar o que já existe, tornando possível ter um rápido preview dos arquivos criados via Dropbox, sem necessariamente precisar baixá-los.

Vale a pena trocar?

Se você já usa o Google Docs de forma ativa e está acostumado com a plataforma da Google, talvez não seja uma boa opção trocar pelo Dropbox Paper no momento, ainda que ele seja um bom atrativo.

Dropbox Paper: vale a pena? (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)
Contudo, para quem já é o usuário antigo e constante do Dropbox e/ou utilizava outro tipo de ferramenta de edição e compartilhamento de documentos, como o Evernote, talvez seja uma boa alternativa. Principalmente por um simples fato: não é preciso nada e usa a conta do Dropbox.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo