Nesta quarta-feira (8), o Facebook anunciou uma nova ferramenta que promete ajudar vítimas de tragédias — além do simples aviso de que "está tudo bem". Trata-se do Community Help, que funciona como um complemento ao Safety Check. Em tradução livre a nova ferramenta significa “Ajuda da Comunidade” e é justamente isso o que Facebook pretende promover.

Facebook ativa Safety Check pela primeira vez no Brasil em São Paulo

Com essa atualização, as pessoas poderão oferecer ajuda, comida, abrigo e transporte durante qualquer situação catastrófica como terremotos, enchentes, furacões ou até mesmo ataques terroristas.

Community Help é a nova ferramenta do Facebook para ajudar à comunidade em caso de catástrofes (Foto: Divulgação/Facebook)

O Community Help é mais uma ferramenta que surge após o Facebook analisar os padrões e formas de uso das suas funções dentro da plataforma. O Safety Check surgiu justamente porque percebeu-se que as pessoas, naturalmente, publicavam em seus feeds que estavam bem assim que possível. O Safety Check apareceu para facilitar esse tipo de contato.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Também é comum que, após algum acontecimento trágico, que afete milhares de pessoas, os usuários se mobilizem em grupos para fornecer ajuda. Foi assim depois das inundações de Chennai, na Índia. O Community Help surge com a intenção de facilitar esse trabalho. Os membros da rede social poderão trocar mensagens diretamente com outras pessoas depois de um incidente.

Como funciona o Help Community

Todas os posts serão organizados em categorias e locais. Isso facilitará que os familiares e amigos das vítimas encontrem o que e quem eles precisam. A própria ferramenta notificará os interessados.

A nova ferramenta foi criada levando em consideração a opinião de especialistas de organiz

... ações humanitárias de salvamento e também pesquisadores de campo. Os grupos ajudaram o Facebook a entender como poderia facilitar o encontro de pessoas em situações tão delicadas.
O Community Help será primeiramente testado na Arábia saudita, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Índia em desastres naturais como incêndios e terremotos. À medida que o Facebook aprender com as pessoas que usarem a ferramenta, vai expandir para mais países e outras situações.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo