Quem usa vários pendrives USB, provavelmente já notou que a letra da unidade pode ser diferente a cada vez que elas são conectadas. O Windows atribui automaticamente letras a qualquer tipo de unidade disponível: discos rígidos internos, unidades ópticas, cartões SD e unidades USB externas. Veja como fazer o PC lembrar do seu pendrive, e usar sempre a mesma letra.

Windows 10 Creator Update traz cinco mudanças para o Microsoft Edge

Antes de começar, é recomendável escolher uma letra de unidade entre M e Z, porque as letras de unidade anteriores ainda podem estar sendo atribuídas automaticamente a outras unidades. M a Z quase nunca são usados na maioria dos sistemas Windows. Ciente disso, siga os passos.

Veja como fazer o PC lembrar do seu pendrive e usar sempre a mesma letra (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Execute o utilitário de gerenciamento de disco do Windows. Para isso, pressione as teclas “Windows + R” simultaneamente. Na janela que aparece, digite “diskmgmt.msc” (sem as aspas) e tecle enter.

Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim” para autorizar a execução;

Executando o utilitário de gerenciamento de disco do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. O Windows verificará e exibirá todas as unidades conectadas ao seu PC na janela Gerenciamento de disco. Clique com o botão direito do mouse na unidade USB  que você deseja atribuir uma letra de unidade persistente. No menu que aparece, clique em “Alterar letra de unidade e caminho…”.

Iniciando a alteração da unidade do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que será exibida, clique no botão”Alterar…”;

Clicando na opção"Alterar..." (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na janela “Alterar a letra de unidade ou caminho”, marque a opção “Atribuir a seguinte letra de unidade”. Em seguida, clique na seta ao lado dessa opção e selecione a letra que você deseja usar. Confirme a mudança, clicando no botão “OK”;

Selecionando a unidade definitiva do pendrive e confirmando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. O Windows exibirá um aviso informando que alguns aplicativos podem usar letras de unidade para serem executados corretamente. Normalmente, você não terá que se preocupar com isso, mas se tiver algum aplicativo especificado com outra letra para esta unidade, talvez seja necessário fazer uma alteração. Para finalizar a mudança, clique em “Sim”.

Confirmando a mudança da letra da unidade (Foto: Reprodu�
... �ão/Edivaldo Brito)

Passo 6. De volta a janela Gerenciamento de disco, você deverá visualizar a nova letra de unidade atribuída ao pendrive. Agora você pode fechar a janela Gerenciamento de disco.

Visualizando a mudança da letra da unidade do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Ejete o pendrive e na próxima vez que você conectá-lo, ele usará sempre a unidade que você escolheu.

Como desinstalar o Windows 10 e instalar outro? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo