Os iPhone 7 e iPhone 7 Plus, que chegaram ao Brasil dia 11 de novembro de 2016, trouxeram modificações no aparelho e diversas atualizações nos aplicativos. O iOS 10 mudou completamente o sistema, trazendo mais facilidade e rapidez para os usuários. Com isso, agora é possível enviar fotos e apps por mensagens, acessar a lupa, escolher exatamente o que deseja ver em um app antes de abri-lo e bloquear uma das câmeras – no caso do iPhone 7 Plus.

Na lista abaixo, conheça algumas funções do iPhone 7 e iPhone 7 Plus que são úteis e pouco conhecidas.

Testamos o iPhone 7: veja a análise completa em nosso review

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Mensagem

Com o iOS 10, o aplicativo Mensagem atualizou. Agora é possível enviar, além de mensagens de texto, gifs, músicas, fotos, desenhos e outros aplicativos. Basta clicar na seta cinza e escolher o que deseja enviar para a pessoa.

Envie diversos tipos de arquivo para quem desejar com o iPhone 7 (Foto: Reprodução/Camila Peres)

2) Lupa

É possível dar zoom sem utilizar a câmera, basta usar a lupa. Vá em “Ajustes”, clique em “Geral”, toque em “Acessibilidade” e ative a “Lupa”. Para usá-la, toque três vezes no botão central do iPhone 7 ou iPhone 7 Plus.

Ative a Lupa no iPhone 7 ou iPhone 7 Plus (Foto: Reprodução/Camila Peres)

3) Adicionar Widgets

Com os Widgets, o usuário obtém informações atualizadas sobre seus aplicativos selecionados em uma só visualização. Vá na página inicial do iPhone, role para a esquerda e clique em “editar”. Todos os aplicativos do iPhone irão aparecer, clique no “+” para adicionar algum e no “-” para retirar o que não deseja. Confirme as modificações e pronto.

Faça as modificações que deseja no iPhone 7 e salve (Foto: Reprodução/Camila Peres)

4) Hora de Dormir

Agrupado ao “Relógio”, a Hora de Dormir lembra ao usuário quando ele precisa dormir para ter uma noite de sono perfeita. Para configurar vá em “relógio”, clique em “hora de dormir” e toque em “começar”.

Receba um lembrete com o horário de dormir no iPhone 7 (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Em seguida, escolha a hora que deseja acordar, os dias da semana, quantas horas precisa de sono e a hora que você gostaria de receber o alerta.

... 8Uew=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/01/30/dica-4-2.jpg" width="695">Configure os lembretes no iPhone 7 (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Depois, escolha o que deseja ouvir quando acordar e salve as modificações.

Salve as modificações no iPhone 7 e tenha um sono melhor (Foto: Reprodução/Camila Peres)

5) Tato do sistema

Mesmo com o celular no silencioso, quando usamos o aparelho, é possível sentir uma vibração. Para acabar com isso, basta ir em “Ajustes”, “Sons e tato” e desativar o “Tato do sistema”.

Desative o tato do sistema e não sinta nenhuma vibração ao mexer no iPhone 7 (Foto: Reprodução/Camila Peres)

6) Enviar uma mensagem invisível

Enviar uma mensagem invisível pode ser útil para que o destinatário só veja a mensagem quando estiver realmente sozinho. Vá em “Mensagem”, escolha a pessoa que deseja enviar, digite sua mensagem e pressione o botão azul com seta branca, vão aparecer algumas opções para você enviar a mensagem. Escolha “tinta invisível” e a mensagem só poderá ser vista quando a pessoa clicar sobre ela.

Mande uma mensagem invisível pelo iPhone 7 (Foto: Reprodução/Camila Peres)

7) Editar vídeos

O iPhone tem uma aba na pasta de fotos que se chama “Memórias”. Lá há um vídeo, criado pelo próprio aparelho, com as fotos que o usuário tirou. Apesar de já vir pronto, esse conteúdo pode ser editado. Vá em “Fotos”, clique em “Memórias”, toque sobre a imagem que aparece.

Siga os passos para editar o vídeo no iPhone 7 (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Na próxima página, aperte play. Para editar, toque sobre a imagem novamente e mude o que deseja.

Faça as edições que deseja no iPhone 7 (Foto: Reprodução/Camila Peres)

8) Bloquear lente de câmera

Somente quem tem o iPhone 7 Plus poderá utilizar essa dica, já que, até agora, é o único aparelho que possui duas câmeras traseiras. O usuário pode bloquear uma das câmeras para que, ao gravar um vídeo, o smartphone não alterne entre as lentes.

Vá em “Ajustes”, escolha a opção “Fotos e câmera”, clique em “Gravar vídeo” e ative a opção “Bloquear Lente da Câmera”.

Bloqueie uma das lentes da câmera no iPhone 7 Plus (Foto: Reprodução/Camila Peres)

9) Desbloqueio rápido pode atrapalhar

Nos iPhone 7 e iPhone 7 Plus, o botão central é muito mais sensível do que nas versões anteriores dos aparelhos. Por isso, quem deseja apenas ver as horas no telefone e acaba desbloqueando-o pode ficar irritado.

No entanto, com o iOS 10, basta fazer uma mudança na configuração para que, ao levantar o celular, o iPhone acenda, sem nem precisar tocar na tela. Basta ir nos “Ajustes”, depois clique em “Tela e Brilho” e ative a opção “Elevar para Despertar”.

Não deixe que o desbloqueio rápido do iPhone 7 te irrite (Foto: Reprodução/Camila Peres)

10) Tela sensível ao "toque 3D"

O 3D Touch foi melhorado no iOS 10, disponível para iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6, iPhone 6S, iPhone 6 Plus e iPhone 6S Plus. Assim, basta pressionar o aplicativo que deseja usar e um atalho irá aparecer.

Por exemplo, pressionando o Instagram aparece as opções “Compartilhar Instagram”, “Direct”, “Visualizar atividade”, “Nova publicação” e “Câmera”. Em seguida, escolha o que deseja fazer antes de abrir o aplicativo em si.

Acesse os aplicativos de forma mais rápida no iPhone (Foto: Reprodução/Camila Peres)
iPhone 7: como ouvir música e carregar ao mesmo tempo? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo