O e-sport (esporte eletr?nico) est? em franco crescimento no Brasil. Mas ser? que d? pra viver sendo um jogador profissional? A resposta ? sim! Cada vez mais pessoas veem e acompanham times que jogam online os mais diferentes games. E quem tirou as d?vidas na Campus Party 8?foi Renan Philip, General Manager da Keyd Stars,?uma das equipes profissionais mais importantes de jogos do Brasil.

Acompanhe a cobertura completa da Campus Party 2015

Abordado no painel ?Carreira nos e-sports?, Renan explica que um jogador profissional pode ganhar desde R$ 3 mil at? R$ 15 mil por m?s. Mas o caminho n?o ? f?cil, os principais desafios para quem aspira chegar nesse n?vel ? ter tempo para praticar e ter disposi??o para abrir m?o de muitas coisas para treinar. ?N?o ? a toa que vemos tantos jogadores profissionais adolescentes?, explica aos campuseiros.

Renan (? esq.) e o moderador do painel Rodrigo Paiva, gerente de Produtos da D-Link (Foto: Laura Martins/ TechTudo)

Entretanto, vale lembrar que o time n?o ? feito somente dos jogadores. H?, tamb?m, administradores e t?cnicos. Este grupo trabalha para que seja poss?vel bancar toda a equipe. Os times contam com patroc?nios, merchandising (produtos como camisetas, canecas ou agasalhos da marca), produtos licenciados e propagandas no v?deo por streaming e outros formatos. Por?m, na opini?o de Renan, ainda faltam no Brasil ag?ncias para cuidar da carreira do jogador, para que eles possam, por exemplo, come?ar a fazer suas campanhas.

O ideal ? come?ar como volunt?rio?
Renan Philip, Keyd Stars

Muitos devem estar pensando como se tornar um jogador de e-sports. Certamente, diversos jovens sonham em entrar nesse mercado, mas n?o imaginam como. Uma boa ideia ? seguir os passos de Renan. Ele c

... ome?ou em 2012 como volunt?rio, passou a ser treinador do time e, nesse meio tempo, come?ou a estudar sobre marketing digital para poder gerenciar n?o s? os jogadores.

?Hoje tem muita gente que quer trabalhar com esporte eletr?nico, quando abrimos vagas muita gente se candidata", revela. "Mas o ideal ? come?ar como volunt?rio?, explica e incentiva novos jogadores.

Qual ? a melhor atra??o da Campus Party 2015??Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo