A rede social profissional LinkedIn, adquirida pela Microsoft em junho de 2016, permite fazer networking e até encontrar um novo emprego. Para isso, uma foto perfeita pode ser essencial. O Snapper é um site que analisa sua foto de perfil do LinkedIn usando inteligência artificial e diz se a imagem é a ideal para usar na plataforma. A ideia é ajudar o usuário a escolher a melhor imagem para cativar sua rede de contatos.

Procurando emprego? LinkedIn ajuda você a achar vaga de forma discreta

Snapper dá nota para suas fotos do LinkedIn (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A ferramenta é simples de usar. Basta acessar pelo navegador (snappr.co/photo-analyzer) e fazer login com sua conta do LinkedIn. Em segundos, a página exibe o resultado da análise na tela, incluindo sugestões de melhoria. É possível também fazer o upload de qualquer imagem do computador.

Como funciona?

O Snapper separa a análise em três pontos principais: rosto, composição e edição. No primeiro parâmetro, a ferramenta verifica a expressão do usuário na foto e avalia tópicos como sorriso e posição da mandíbula. Quanto mais feliz parecer a pessoa, com sorriso largo e aberto, mais pontos a foto leva no final.

Análise de expressão do Snapper (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Em seguida, a imagem é avaliada segundo sua composição, em três variáveis: zoom, regra dos terços e plano de fundo. Na primeira e última, a ideia é saber se o rosto está do tamanho certo em relação à foto, e se o fundo destaca a pessoa. 

O segundo item tem relação à ideia de que a visão humana percorre pontos de uma imagem sempre na mesma sequência – se sua foto preencher essa sequência corretamente, ganha aprovação do Snapper. 

Análise de composição do Snapper (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como se apresentar no LinkedIn? Comente no Fórum do TechTudo.

O último método de avaliação é a qualidade técnica da imagem. A inteligência artificial analisa brilho, cores, contraste e outros aspectos da foto para ter a garantia de que a imagem é bonita de se ver. Assim como nos outros tópicos, cada item avaliado ganha uma nota e sugestão de melhoria.

Análise de edição do Snapper (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Teste vá

... rias fotos

A ideia do Snapper é testar várias fotos para ver qual se sai melhor. Quanto maior a pontuação inicial, mais adequada a imagem estará para estampar seu perfil do LinkedIn. No teste,  seguindo as sugestões de melhoria do site, foi possível conseguir uma nota superior em dezoito pontos.

Ferramenta dá nota maior em fotos melhores (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo