Facebook e privacidade são duas palavras que nem sempre andam juntas. Em parte, por causa da forma confusa de organizar quem pode e como pode ver seus posts, fotos e outros dados pessoas. Como a rede social frequentemente muda a interface, é importante estar ciente de como você pode ter controle completo (ou quase) da privacidade das suas informações. Com tantas opções, controlar o que pode ser visto no Facebook pode não ser fácil. veja cinco dicas que vão ajudar.

Como fazer sua retrospectiva 2016 no Facebook

Saiba como mudar as configurações e trancar o seu perfil do Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)

1) Torne todos os seus posts anteriores privados

Se você sentir que já superou qualquer coisa que você escreveu no passado ou simplesmente está um pouco envergonhado, então você pode tornar suas mensagens antigas privadas. Entretanto, fique atento que isso muda a configuração de TODOS OS POSTS, incluindo aqueles em que você marcou amigos, fotos em grupo e posts que eram públicos. Sendo assim, tome essa atitude apenas se a sua intenção é "zerar o seu perfil" para novos e antigos amigos.

Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Acesse o Facebook e faça login em sua conta. Depois, clique na seta que fica no canto superior direito e, no menu que aparece, clique na opção “Configurações”;

Acessando as configurações da conta Facebook (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de “Configurações”, clique no item “Privacidade”;

Acessando as configurações de privacidade da conta Facebook (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em “Privacidade”, clique em “Limitar publicações anteriores” que fica dentro da configuração “Quem pode ver minhas coisas”;

Acessando a opção "Limitar publicações anteriores" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em seguida, clique no botão “Limitar publicações passadas”;

Clicando em "Limitar publicações passadas" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Feito isso, o Facebook avisará que depois da mudança você não será capaz de tornar todos os seus posts antigos públicos novamente com apenas um clique. (você precisará fazer a mudança em cada post individualmente.). Para continuar a modificação, clique em “Confirmar”;

... valdo Brito)" height="326" src="//s2.glbimg.com/dbRZxWOvWIxz2oJJov8EDEnFHTY=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/12/26/posts-antigos-5.png" width="695">Confirmando a aplicação da opção "Limitar publicações passadas" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Ainda em “Privacidade”, aproveite e mude a visibilidade de todas as suas postagens futuras, limitando-as apenas a seus amigos (ou a si mesmo, se assim o desejar!). Para isso, basta clicar em “Quem pode ver suas publicações futuras?”, e selecione a opção desejada.

Mudando a visibilidade de todas as suas postagens futuras (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

2) Verifique todos os aplicativos conectados a sua conta Facebook

Ao longo dos anos, um usuário do Facebook conecta uma série de aplicativos para se comunicar com as informações de sua conta — muitos deles responsáveis por espalhar vírus nas redes sociais. Inicialmente, é por uma boa razão. Mas, depois de um tempo, podem comprometer sua privacidade compartilhando dados com parceiros, por exemplo. Para resolver isso, você precisa verificar os apps conectados à sua conta do Facebook e rever (ou remover) os acessos.

Verificando os aplicativos conectados ao Facebook (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Nos tutoriais abaixo, você encontrará o que precisa para fazer isso:

Como descobrir quais permissões os aplicativos têm no seu Facebook

Como esconder sua atividade em aplicativos que aparecem no Facebook

Como bloquear ou desbloquear um aplicativo ou jogo no Facebook

3) Esconda-se da Pesquisa do Google

Você sabia que seu perfil do Facebook pode ser encontrado facilmente pesquisando no Google? É natural que você não queira que seu nome apareça no maior buscador do mundo, e felizmente, há uma maneira fácil de impedir que isso aconteça. Para evitar que suas informações do Facebook sejam exibidas no Google, basta ir em "Configurações" da sua conta e acessar a opção “Privacidade”. Em seguida, clique em “Você deseja que mecanismos de buscas fora do Facebook se vinculem ao seu perfil?” e desmarque a opção “Permitir que mecanismos de buscas fora do Facebook se vinculem ao seu perfil”. Isso serve para todos os motores de busca.

Configurando seu perfil para não ser pesquisado pelo Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

4) Exija confirmação para ser marcado em fotos

Há poucas coisas piores no Facebook do que receber uma notificação e ao abri-la, descobrir que fotos suas estão na rede, sem a sua autorização. Isso, graças a alguém que, pelo Facebook, é considerado seu amigo. Diante disso, fica claro que é muito importante manter o controle de sua imagem.

Para analisar todas os posts e fotos nos quais você está marcado que eles apareçam na sua Linha do Tempo, vá em "Configurações" e acesse a opção “Linha do tempo e marcações”. Em seguida, clique em “Analisar marcações que as pessoas adicionam às suas publicações antes de serem exibidas no Facebook?” e mude a opção “Desativada” para “Ativada”. Vale notar que isso não impede que outras pessoas postem fotos suas em seus perfis. Caso queira que a foto saia do ar, comunique à pessoa. Outras dicas importante sobre tags em fotos.

Marcação de fotos no Facebook; lista tem dez dicas e truques

Como remover de uma só vez várias marcações em fotos no Facebook

Como me desmarcar de fotos e publicações no Facebook

Ativando a nalise de foto (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

5) Visualize seu perfil como outra pessoa

Depois de fazer todas essas mudanças na sua conta do Facebook, é hora de ver o que realmente será exibido quando um amigo seu (ou um completo estranho) der uma olhada no seu perfil na rede social. 

Vá para sua página de perfil do Facebook (aquela com sua foto, Linha do Tempo e assim por diante) e, em seguida, no canto superior direito, clique no ícone de três pontos que fica ao lado de “Exibir Registro de Atividades”, e depois em “Ver como…”. Na parte superior da página que será exibida, você poderá escolher se deseja ver seu perfil como um membro do público ou como alguém especial.

Acessando a opção que permite visualizar seu perfil como outra pessoa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Aplicando essas poucas dicas, você poderá ter um pouco mais de tranquilidade quanto ao acesso de suas informações. Apesar disso, vale a pena sempre ficar de olho no que pode estar sendo postado.

Como parar de curtir posts com o perfil da minha página no Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo