O Photoshop Sketch é um dos poucos editores para celular com suporte a camadas. O recurso permite realizar montagens em fotos, criar imagens com transparência e fazer projetos gráficos avançados de maneira geral. Assim como outros apps da Adobe, o Sketch ainda consegue exportar imagens com camadas para o Photoshop ou Illustrator, dando ao usuário a possibilidade de começar um projeto no smartphone e terminar no computador.

O tutorial a seguir foi elaborado para ensinar como usar camadas no Photoshop Sketch, aplicativo que está disponível para aparelhos com Android ou iPhone (iOS). Veja como dominar a ferramenta e aproveitar ainda mais o editor da Adobe.

Photoshop para celular: conheça e baixe todas versões do editor de fotos

Photoshop Sketch é o aplicativo da Adobe que permite trabalhar com camadas (Foto: Divulgação/Adobe)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Abra o Photoshop Sketch e toque no ícone de “+” para criar um novo projeto. Na tela de desenho, toque no botão de “+” no direito para criar uma nova camada.

Criação de novos projeto e camada no Photoshop Sketch (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Toque em “Camada de imagem” para carregar uma foto. Em seguida, escolha o local onde a imagem está armazenada (neste exemplo, na galeria do celular). Depois toque no ícone de check, no canto superior direito, para inserir a imagem.

Inserção de camada de imagem no Photoshop Sketch (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Vamos inserir outra camada de imagem para explorar suas possibilidades. Ao chegar na janela “Transformar”, mantenha pressionado um dos quatro cantos da imagem e arraste o dedo para redimensioná-la. Você também pode espelhar a camada horizontalmente ou verticalmente por meio dos botões destacados na figura abaixo. Toque no check para inserir a nova camada de imagem.

Edição da camada de imagem no Photoshop Sketch (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Note que a nova camada ficou escondida pela anterior. Para mudar a posição das camadas, mantenha o dedo pressionado sobre uma delas e arraste até a posição preferida. Dê um toque rápido sobre a camada para editar as suas propriedades. Aqui, colocamos a opacidade da camada de cima em 50%, de forma que a camada de baixo apareç

... a através dela.
Alteração da opacidade da camada no Photoshop Sketch (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Se quiser escrever ou desenhar algo, faça isso em uma camada de esboço – neste tutorial, colocamos a camada esboço vazia no topo. Dê um toque rápido sobre o pincel desejado para alterá-lo, caso queira. No exemplo em questão, alteramos a cor do pincel de azul para rosa.

Alteração da cor do pincel no Photoshop Sketch (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Com o pincel já configurado, escreva ou desenhe o que quiser.

Escrita com pincel rosa no Photoshop Sketch (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Vamos mostrar como pintar o desenho usando outras camadas. O primeiro passo é tocar no botão de “+” e selecionar “Camada de esboço”. Escolha o pincel de sua preferência e pinte toda a área que você quer a nova cor. Note que a “tinta” está apenas em uma camada, enquanto o seu desenho está intacto em outra.

Pintura de desenho com uso de camadas no Photoshop Sketch (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Mova a camada do desenho/texto para cima da tinta, de forma que o traço fique visível.

Mudança de posição de camadas no Photoshop Sketch (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. No painel de pincéis, encontre a borracha (última ferramenta) e dê um toque sobre ela para editá-la. Toque sobre o botão “Tamanho” e, mantendo o dedo na tela, deslize-o para cima ou para baixo, caso queira aumentar ou diminuir a espessura da borracha, conforme indicado no quadro do meio. Apague toda a parte que você não quer que esteja pintada, lembrando que a borracha não afetará o seu desenho ou texto.

Uso da ferramenta borracha em camada do Photoshop Sketch (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. Agora que o seu desenho está pronto você tem duas opções. Se quiser exportar o projeto com suporte a camadas, mantenha-as do jeito que estão e toque no ícone de upload, localizado no topo da tela. Escolha uma das opções que apresentam suporte às camadas, como o “Enviar para Photoshop CC”.

Envio de desenho com camadas do Photoshop Sketch para o Photoshop CC (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 11. Se quiser salvar como JPEG, dê um toque simples nas camadas e selecione “Mesclar para baixo”. Faça isso até existir apenas uma camada, e então toque no botão de upload para exportar a imagem. Selecione a opção desejada e toque no “X” para sair do projeto.

Imagem criada no Photoshop Sketch salva como JPEG no celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Quais os melhores aplicativos para edição de foto? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo