O Museu do Videogame Itinerante chega ao Rio de Janeiro, pela primeira vez, em 2017. A exposição, gratuita, traz consoles clássicos como AtariMega DriveSuper Nintendo e também modelos recentes, como o PlayStation 4 (PS4) e o Xbox One. O evento vai de 14 a 29 de janeiro no Shopping Nova América, Zona Norte do RJ. Os visitantes ainda serão desafiados a participar de torneios, jogar simuladores de corrida, além de experimentarem o novo PlayStation VR,  óculos de realidade virtual da Sony.

Videogames antigos: lista traz os primeiros consoles lançados no mundo

A coleção de mais de 15 anos do curador do evento, o jornalista Cleidson Lima, reúne cerca de 340 consoles e 4 mil jogos. Dentre as relíquias do Museu do Videogame, estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972, o Fairchild Channel F, de 1976, que inaugurou o uso de cartuchos, e o NES, de 1983, que foi um dos videogames mais vendidos de todos os tempos. 

Visitantes poderão ver videogames raros ao vivo (Foto: Divulgação/Museu do Videogame Itinerante)

O evento contará, também, com um palco do Just Dance, o jogo de dança da Ubisoft, cujos dançarinos que alcançarem a melhor pontuação no ranking do evento poderão participar do concurso da produtora e faturar brindes e prêmios. Além disso, a competição de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames promete agradar aos visitantes. 

Evento contará com palco exclusivo para o jogo Just Dance (Foto: Divulgação/Museu do Videogame Itinerante )

Cleidson explica como o projeto virou realidade. "Isso tudo começou com uma discussão de casal. Todos os videogames da exposição estavam em minha casa e, em um belo dia de faxina, minha esposa me deu um ultimato: ou você transforma essa sua coleção em um museu para tirar de casa ou esses videogames vão para fora de casa", conta. 

Evento vai expor mais de 250 consoles (Foto: Divulgação/Museu do Videogame Itinerante)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

... r>

Ao longo de 2015 e 2016, o museu já recebeu 7 milhões de visitantes em 15 cidades, além de ser o primeiro do gênero registrado pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Este ano o Museu do Videogame Itinerante foi uma das instituições escolhidas para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. 

Além do Rio de Janeiro, a exposição já tem presença confirmada nas cidades de Recife, Maceió, Fortaleza e São Paulo em 2017. Caso o  evento ainda não esteja confirmado na sua cidade, você pode conferir curiosidades e novidades no site oficial.

Quais são suas melhores recordações ao jogar em um PlayStation? Comente no Fórum do TechTudo


>>> Veja o artigo completo no TechTudo