As versões de 64 bits do Windows 8 e Windows 10 incluem o recurso de “verificação de assinatura de driver”. Por isso, o sistema só carrega drivers assinados pela Microsoft. Isso pode dar mais segurança para o Windows, mas nem sempre será o que o usuário precisa, já que por algum motivo pode ser necessário usar um driver que não é assinado.

Como conectar, gerenciar e excluir redes Wi-Fi no Prompt de Comando

Portanto, para instalar drivers não oficiais, drivers antigos não assinados ou drivers que está desenvolvendo, será necessário desativar a verificação de assinatura. Confira, no tutorial abaixo, como fazer a ação usando o Prompt de Comando.

Veja como permitir a instalação de drivers não assinados no Windows 8 e 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A instalação de drivers não assinados no Windows 8 e Windows 10 só é possível porque o sistema possui um “Modo de Teste” ou “Modo de Assinatura de Teste”. Ative este modo e a execução de assinatura de driver será desabilitada até que você escolha sair do Modo de Teste. 

Passo 1. Pressione as teclas "Windows + X". No menu que será exibido, clique em “Prompt de comando (Admin)”, para acessar o prompt como administrador;

Acessando o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro do Prompt, ative o “Modo de Teste” digitando “bcdedit /set testsigning on” e tecle enter;

Ativando o "Modo de Assinatura de Teste" do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Se você visualizar uma mensagem informando que o valor é “protegido pela política de inicialização segura”, isso significa que a inicialização segura está ativada no firmware UEFI do seu PC. Você precisará desabilitar o Boot seguro no firmware UEFI do computador para habilitar o modo de assinatura de teste;

Passo 4. Quando precisar, desative o “Modo de Teste” digitando �

... �bcdedit /set testsigning off” e tecle enter.
Destivando o "Modo de Assinatura de Teste" do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que você já sabe como ativar ou desativar o “Mode de Teste” e não precisa mais se preocupar com a instalação de drivers não assinados.

Como passar o checkdisk pelo prompt de comando? Troque dicas no Fórum TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo