O gimbal é um acessório utilizado em drones com o objetivo de estabilizar a imagem das câmeras acopladas a eles. Uma prática comum entre os usuários é instalar uma action cam aos drones, como, por exemplo, a GoPro, para, assim, filmar todo o trajeto do voo.

Testamos o Phantom 4, drone da DJI com câmera 4k e diferentes modos de voo

É normal que, durante todo o percurso, a câmera sofra com trepidações e rajadas de vento, devido à ação da natureza e ao próprio movimento do drone. O resultado é que a imagem do vídeo pode ficar bastante tremida e, muitas vezes, fora de foco. O gimbal, com isso, consegue minimizar esse problema. Entenda a seguir como o acessório funciona. 

Como funciona o gimbal?

O Gimbal é um acessório para os principais drones do mercado, como o DJI Phantom 3, bastante usado no Brasil. Há vários modelos de gimbal, com diferentes preços e funções.

Gimbal para câmera DSLR (Foto: Divulgação/Feiyu)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O aparelho é totalmente articulado e se conecta ao drone, geralmente, pelas presilhas de borracha resistentes, que impedem que ele caia quando o drone alça voo. Os gimbals podem ser de um, dois ou três eixos. Os mais comuns, chamados de Standards, são os gadgets de dois eixos. Isso significa que a câmera fica sempre nivelada no eixo vertical e horizontal. 

Já os gimbals de três eixos conseguem manter a GoPro, ou qualquer outra câmera, nivelada nos eixos horizontal, vertical e também no eixo do leme do modelo. Isso é possível graças aos diversos motores presentes no acessório, que não permitem que ele seja afetado pelos movimentos da câmera ou a força do vento.

Como o acessório melhora a imagem das câmeras?

Ao ser ligado, o gimbal aciona os seus motores, que mantêm a câmera estabilizada, diante da maioria das manobras do drone. Com isso, as imagens dos vídeos e fotos não ficam tremidas nem sofrem com solavancos.

Desvantagens do gimbal

O acessório, apesar de útil, também tem suas desvantagens. A principal delas é o peso. Qualquer grama adicional ao drone afeta a autonomia de voo. Em outras palavras, com mais peso, mais energia será usada. Isso deve fazer com que o drone tenha menor duração da bateria e fique menos tempo no ar.

Qual drone que voa 2 Km comprar? Descubra no Fórum do TechTudo.

Com isso, é bom comprar um gimbal que seja o mais leve possível. No entanto, os modelos mais leves costumam também ser mais caros. Os mais acessíveis pesam de 200 a 220 g. Com isso, dependendo do peso da câmera, é possível que o drone nem consiga alçar voo.

... one Phantom (Foto:Reprodução/YouTube) " height="390" src="//s2.glbimg.com/793CFMYDa5XUx8RjgGR446K_r38=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/11/04/maxresdefault.jpg" width="695">Gimbal sendo utiliado num drone Phantom (Foto:Reprodução/YouTube)

Margem de preço

Existe uma grande variedade de modelos de gimbal e, por isso, o seu preço tem uma variação bem grande. Em uma pesquisa rápida, é possível encontrar acessórios que vão de  R$ 250 até R$ 1.700. Por isso, vale a pena gastar um pouco de tempo pesquisando bastante para encontrar o produto com o melhor custo-benefício.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo