O Steam oferece diversos jogos com realidade virtual para computadores, seja Windows, Mac OS X ou Linux. São compatíveis com visores específicos da plataforma, como HTC Vive e Oculus Rift. Alguns dos games são velhos conhecidos, como DotA 2 e ARK, enquanto outros são novidades exclusivas, como Alice VR e The Lab. São mais de 800 títulos disponíveis, mas aqui você confere alguns dos melhores:

PlayStation VR é lançado, saiba todos os segredos e funções do aparelho

Dota 2

O popular MOBA Dota 2, desenvolvido pela própria Valve, recebeu uma atualização para ser capaz de rodar em óculos de realidade virtual. Mas ele é um pouco limitado, já que permite usar a tecnologia apenas no “Modo Espectador”, ou seja, sem necessariamente jogar uma partida, mas sim analisando tudo de perto.

Dota 2 tem modo espectador com VR (Foto: Divulgação/Valve)

No fundo, há uma grande utilidade nisso, já que ele permite analisar os detalhes de uma jogada por meio do VR. É possível assistir tudo no “nível do chão”, ou seja, como se fosse um dos personagens, por cima ou por meio de uma tela virtual, como se fosse um grande cinema.

ARK Survival Evolved

Ark: Survival Evolved, o elogiado game de sobrevivência em meio a dinossauros, recebeu um modo VR bem problemático no início, que gerou diversas inconsistências técnicas nos gráficos do game, mas que logo foi melhorado.

ARK Survival Evolved (Foto: Divulgação/Wildcard)

Após as correções, o modo VR funciona perfeitamente e é um dos mais bonitos e interessantes de se acompanhar atualmente. Afinal, nada mais imersivo que usar um visor para entrar de vez na ambientação primal do jogo e lutar contra eles de forma mais direta.

Alice VR

Alice VR é um game para um jogador que se foca unicamente na história. Ele é exclusivo de dispositivos VR e reconta a clássica saga do livro “Alice no País das Maravilhas”, mas com roupagem mais moderna e aproximação inédita.

Alice VR (Foto: Divulgação/Carbon)

O jogo é repleto de quebra-cabeças e mantém o clima “surreal” que acompanha a trama original dos livros. Alice também é a protagonista e deve sobreviver ao mundo estranho que a rodeia, além de resolver alguns enigmas pelo caminho.

Pool Nation VR

Pool Nation VR é o relançamento de Pool Nation, que saiu há alguns meses nos consoles e também no PC, mas agora com suporte à realidade virtual. Imagine jogar sinuca com visão nesse estilo,

... com a mesa bem a sua frente. A imersão é bem completa, já que há até mesmo trilha ambiental.
Alice VR (Foto: Divulgação/Carbon)

Pool Nation já era bem realista em sua versão tradicional. A adição do VR vangloria não só os gráficos, mas a possibilidade do jogador “andar pela sala” e verificar a mesa de sinuca em cada detalhe, em cada canto.

Keep Talking and Nobody Explodes

Keep Talking and Nobody Explodes é um jogo indie bem diferente e inusitado. Sua edição normal, sem VR, já havia surpreendido. O relançamento é ainda mais inusitado por deixar tudo um pouco mais real.

Keep Talking and Nobody Explodes (Foto: Divulgação/Steel Crate)

A premissa está no título. É um game indireto, onde é preciso continuar falando, para evitar que uma bomba exploda e também desarmá-la ao final. O resultado chega a ser hilário em algumas partidas.

War Thunder

O popular jogo multiplayer de aviões de guerra War Thunder faz enorme sucesso em sua versão padrão. Além de ser gratuito, ele oferece veículos aéreos e tanques para conflitos realistas e cheios de explosões.

War Thunder (Foto: Divulgação/Gaijin Entertainment)

Atualizado e compatível com o VR, é possível pilotar as máquinas de guerra com a perspectiva em primeira pessoa, com direito a movimentação da cabeça do usuário e uma imersão ainda maior nos conflitos.

The Lab

The Lab é o que o nome diz: um verdadeiro laboratório de jogos e funções para outros games criados pela Valve, a produtora de títulos como Team Fortress, Half-Life e Portal, além da dona do próprio Steam.

The Lab (Foto: Divulgação/Valve)

Em The Lab, o jogador experimenta funções e novidades que foram lançadas pela Valve, como se fosse um grande minigame, de forma exclusiva aos visores VR. O game te coloca no universo da Aperture Science, a mesma organização que está por trás da história de Portal, com diversos testes.

Dirt Rally

Dirt Rally é um dos games de corrida da antiga série “Colin McRae” e é um dos mais elogiados da atualidade. Ele está disponível como modo VR no Steam, aumentando ainda mais o realismo da simulação nas pistas.

Dirt Rally (Foto: Divulgação/Codemasters)

O VR funciona apenas em primeira pessoa, mas é possível dirigir, olhar para os lados e até mesmo dentro do carro, verificando peças e a pista, quando necessário. O jogo também prevê um modo de mecânico, com manutenção dos veículos.

Tabletop Simulator

Aproveitar jogos de tabuleiro em um ambiente virtual já é realidade com Tabletop Simulator. O game te permite criar, editar e jogar os games de mesa com amigos, via rede ou de forma local. É possível baixar títulos famosos como DLC ou criar o seu próprio.

Tabletop Simulator (Foto: Divulgação/Berserk Games)

O modo VR de Tabletop Simulator amplia isso de forma inesperada. Funciona como se o jogador estivesse realmente sentado na mesa, manipulando as peças com suas mãos. Além dos gráficos imitarem bem as peças originais, a ambientação é ampliada com a visão em primeira pessoa.

Job Simulator

Job Simulator é outro jogo inusitado que chega aos visores VR no Steam. Ele é basicamente o que o nome diz, um simulador de emprego. É preciso ir para o escritório e cumprir uma certa rotina, para receber seu pagamento e deixar os chefes felizes.

Job Simulator (Foto: Divulgação/Owichevy)

É claro que tudo em Job Simulator é tratado de forma bem humorada, tanto que a grande maioria das missões e tarefas são extremamente absurdas, como copiar objetos reais na máquina de xerox. Tudo funciona em primeira pessoa e o usuário pode interagir com outras pessoas no escritório.

Qual a sua opinião sobre o Oculus Rift? Opine no Fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo