O Facebook permite que o usuário personalize a rede social com seu idioma nativo e, atualmente, há 101 idiomas disponíveis. Para comemorar o Dia Internacional da Tradução, nesta sexta-feira (30), a rede social adicionou línguas como o Corso, Maltês e Fula, falado no Oeste africano. Além dessas, o site ainda tem algumas opções bem divertidas, como o “inglês invertido”, uma versão com idioma dos piratas e até em Guarani, nativo de indígenas da América do Sul. Abaixo, confira a lista com 13 idiomas e, se quiser, altere o idioma no seu perfil do Facebook.

Facebook marca data da F8 2017; evento revela novidades e aplicativos

Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

1. Língua Corsa

O idioma é praticado por nativos da Ilha de Córsega, localizado no oeste da Itália.

2. Língua Galesa

A língua galesa é descendente céltico, nativa do País de Gales que soma o Reino Unido, no norte Europeu. O idioma é utilizado por cerca de 700 mil pessoas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Veja as opções curiosas de idiomas no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Língua Sarda

A Ilha de Sardenha é um dos destinos paradisíacos à oeste da Itália e agora tem uma opção do idioma “Sarda” no Facebook.

4. Guarani

Esse é um dos idiomas nativos do Brasil e de muitos territórios da América do Sul. Você pode ver nas configurações do Facebook como fica seu perfil escrito no idioma indígena.

O Guarani é um dos idiomas que podem ser usados no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5. Língua Bretã

O idioma é derivado da Bretanha, que fica na faixa litoral entre o Canal da Mancha e o Oceano Atlântico, região à oeste da França. É descendente da língua Celta.

6. Língua Basca

O País Basco fica no norte da Espanha e já teve episódios históricos separatistas. No Facebook é possível ativar a língua Basca, que é falada por cerca de 500 mil pessoas.

7. Tamazight do Atlas Central

É o idioma nativo do Marrocos dos povos berberes (afro-asiáticas). Atualmente é usado por cerca de 2,5 milhões de pessoas.

8. Inglês de ponta cabeça (invertido)

Quem quiser entrar no clima da popular série Stranger Things do Netflix pode experimentar seu Facebook no modo de inglês “upside down” (invertido ou de ponta cabeça, em português). A rede social aparece totalmente invertida e o recurso pode ser usado para se divertir com amigos.

... t="Facebook pode ter visual invertido em opção de idioma (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="382" src="//s2.glbimg.com/ZCZF1BxyHK0VtaX4mmDF0b6MXFM=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/09/30/upside.jpg" width="695">Facebook pode ter visual invertido em opção de idioma (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

9. Língua Feroesa

O idioma é proveniente da Ilha de Feroe, localizado na Dinamarca. Cerca de 66 mil pessoas se comunicam usando essa língua.

10. Língua Frísia

Idioma nativo da Frísia, no nordeste dos Países Baixos (norte da Alemanha). Por lá, além da língua frísia, se fala o alemão e língua dinamarquesa.

Como recuperar as fotos do Orkut sem ter conta no Gmail? Veja dica no Fórum do TechTudo.

11. Inglês pirata

Outra opção divertida é colocar o perfil da rede social com o idioma em inglês, mas com um estilo “pirata” de falar. Até os botões de interações são alterados: o “Curtir” vira “Arrr!”, o “Comentar” se transforma em “Screwl yer thoughts” e o “Compartilhar” em “Divvy”. Para enviar inbox, o item é substituído por “Bottle o’ messages” (mensagens na garrafa, em português).

Confira o idioma de inglês pirata no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

12. FB X4xoR (Hacker) — LeetSpeak

O visual do Facebook é dominado por números e letras, como se fosse um código usado por hackers ou programadores.

13. Gaélico Irlandês

Na Irlanda, um dos orgulhos é manter as tradições dos antepassados e o idioma Gaélico, local é descendente da antiga língua Céltica.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo