O iOS 10 trouxe novas funções para a tela de bloqueio do iPhone. Agora, o usuário poderá visualizar as Widgets do sistema, acessar a Central de Controle, consultar a Siri e receber notificações sem precisar desbloquear o celular. Neste tutorial, o TechTudo mostra como configurar cada uma delas.

Testamos o iPhone 7, o celular da Apple com botão Home renovado

Em um primeiro momento, vamos configurar quais Widgets aparecerão e em qual ordem. Neste caso, a operação não muda muito em relação ao iOS 9. Apenas dois aspectos são diferentes. Além da visualização na tela bloqueada, como já relatado, o recurso também ganhou uma reformulação no design.

Aprenda como configurar widgets de aplicativos na tela de bloqueio do iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Role a tela de bloqueio até o final e toque em “Editar”. Para desbloquear, digite a sua senha ou posicione o seu dedo na Touch ID, se já tiver cadastrado a sua digital.

Entre na edição dos seus Widgets (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 2. Na tela seguinte, em “Adicionar Widgets”, toque no círculo vermelho para excluir os widgets que não quer mais, e no verde para adicioná-los.

Escolha seus Widgets preferidos (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 3. Você também pode reorganizar os widgets como quiser. Para isso, segure no símbolo das três listras e arraste-os para cima ou para baixo. Para finalizar, toque em “Ok”.

Coloque os widgets na ordem que preferir (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Diferente dos Widgets, todas as outras funcionalidades são configuradas através do app "Ajustes" do iOS. Por padrão, elas são acessíveis pela tela de bloqueio. Se quiser desligar este recurso, siga os seguintes passos.

Passo 4. Tanto a Siri quando a Central de Controle podem ser “desligadas” por completo da tela de bloqueio. Para isto, vá em "Ajustes", procure por “Siri” e “Central de Controle” e desmarque a opção “Acesso na Tela Bloqueada”.

... nal/2016/09/15/ios10-bloqueio-04.jpg" width="695">Se quiser, você pode tirar o acesso da Siri à Tela Bloqueada (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 5. No caso das notificações, é preciso desligar cada app separadamente. Na tela principal de “Ajustes”, procure pelo aplicativo desejado. Usei o Gmail como exemplo. Toque em “Notificações” e depois desligue a função “Mostrar na Tela Bloqueada”.

No caso das notificações, você terá que fazer isso em cada app (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Caso queira que estas funções voltem a aparecer na tela bloqueada, é só repetir o mesmo caminho e ligar a opção novamente, conforme indicado nas imagens anteriores. A tela de bloqueio do iPhone ficou realmente mais poderosa, mas isso também pode representar um risco para a sua privacidade, uma vez que qualquer pessoa pode ler suas mensagens normalmente, sem desbloquear o aparelho.

Atualização para o iOS 10, novo sistema da Apple, vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo