É muito comum que HDs apresentem problema após muito tempo de uso ou depois de algum acidente que envolva impactos. Alguns sintomas podem indicar que o disco rígido não está funcionando devidamente, como ruídos estranhos ou, em alguns casos, o computador não estar reconhecendo o componente.

Essas situações são comuns em notebooks, que, por serem portáteis, estão mais sujeitos a tombos e outras batidas. HDs externos também podem passar pelo menos problema, já que tendem a sofrer ainda mais estresse. Confira a seguir o que pode estar acontecendo com a peça de armazenamento, quais os riscos, e o que pode ser feito para tentar recuperar o componente.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Atenção com seus arquivos

HDs são dispositivos sensíveis. Portanto tombos e outros tipos de impacto podem desalinhar o delicado conjunto de motores e mecanismos internos que fazem com que os discos girem milhares de vezes por minuto. Se os problemas começaram depois de um acidente do tipo, pode ser uma boa ideia evitar acessar e insistir com o disco rígido, já que, quanto mais você tentar usar, mais esses mecanismos com problema vão tentar girar em falso. Isso pode arranhar a superfície dos discos e, assim, agravar a situação.

Nesses casos em que você tem uma boa margem de certeza que o disco começou a dar problema depois de uma queda, pode ser mais interessante recorrer a técnicos especializados que, com laboratórios e instrumentos apropriados, podem recuperar seus dados.

Usando diagnóstico do sistema

É possível que seu laptop conte com ferramentas de diagnóstico de hardware, que podem ser acessadas antes mesmo de carregar o sistema operacional. Em caso positivo, é possível acionar o recurso para executar testes que vasculham todo o sistema em busca de erros e defeitos nos componentes individuais.

No passo a passo a seguir, mostramos como usar a ferramenta em um notebook da Dell. Em produtos de outras marcas, a sugestão é consultar manuais e páginas de suporte de cada fabricante para descobrir se seu computador possui ferramentas do tipo.

Passo 1. Ligue o computador e pressione imediatamente a tecla F12. Escolha a opção “Diagnostics”;

Passo 2. A ferramenta executará sozinha uma bateria de testes em todo o computador;

Passo 3. Você pode consultar os relatórios ao fim do processo para descobrir se algum problema foi detectado.

Acessando via pen drive com Linux

Você também pode tentar acessar o seu sistema por meio de um pen drive de instalação de qualquer distribuição Linux. Isso permite que você rode o sistema operacional sem precisar do HD, permitindo acessar e visualizar o conteúdo do disco por meio do Linux. Nós escolhemos o Ubuntu, mas você pode fazer a mesma coisa com outras distros.

Passo 1. Ligue o computador com o pen drive numa porta USB e dê boot por ele. Escolha a opção “Testar o Ubuntu sem instalar” (você também pode encontrar o texto em inglês: “Try Ubuntu without installing”);

Passo 2. Em seguida, você estará usando o Linux direto do seu pen drive. Clique no menu “Atividades”;

Passo 3. Digite “discos” para encontrar o app Discos, do Ubuntu;

Passo 4. Esse aplicativo permite uma visão geral de todas as unidades conectadas ao seu computador – inclusive o pen drive que você está usando. Se seu disco rígido estiver sendo reconhecido, ele aparecerá no Discos;

Passo 5. Se o seu disco foi reconhecido no Linux, você pode tentar acessá-lo pelo explorador de arquivos do sistema;

Passo 6. Escolha “Outros Locais” para tentar acessar o HD;

Passo 7. Assim como na visualização no Discos, o gerenciador de arquivos permitirá que você tenha acesso aos HDs do sistema. Tente acessar o disco q

... ue você deseja. Se der certo, você pode aproveitar para fazer bakcup dos seus dados. Caso não tenha conseguido, há grandes chances de seu HD estar com problemas sérios, e a melhor solução é recorrer a profissionais.

E se o problema for com HD externo?

Essa solução vai servir tanto para HDs externos quanto para discos internos, desde que você consiga rodar o Windows. A ideia aqui é rodar um app específico de diagnóstico de disco. Dois programas gratuitos são recomendados para a tarefa: o Seagate SeaTools, que vai funcionar mesmo se seu disco for de outra marca, e o HD Tune. Nesse passo a passo escolhemos o HD Tune.

Passo 1. Instale e abra o app. Selecione o disco que deseja testar;

Passo 2. Na aba "Health" você pode encontrar uma análise da saúde do dispositivo. O HD Tune Pro monitora o disco em tempo real. Se o aplicativo encontrar algum problema, será possível ver avisos de erro nessa tela. Aqui, em geral, os erros indicam um problema bastante grave;

Passo 3. Dependendo dos resultados, você pode usar a aba “Error Scan” para executar uma varredura que irá procurar erros no disco.

Erros encontrados no terceiro passo, com o “Error Scan”, podem ser corrigidos pelo HD Tune Pro e outras ferramentas disponíveis no mercado. Entretanto, problemas detectados em “Health” são mais difíceis de reparar e podem exigir a intervenção de especialistas.

HD externo não reconhece no PC: como resolver? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo