A HDMI Licensing, entidade vinculada à organização que regulamenta o uso dessa interface, liberou as especificações para um novo tipo de cabo que tem tudo para facilitar a vida do consumidor no futuro próximo, pois permite a ligação de portas USB-C a entradas HDMI.

O que é HDMI ARC? Conheça o recurso que pode melhorar o som da sua TV

Na prática, isso significa que será possível conectar um celular ou notebook com USB-C à TV diretamente via HDMI como forma de transmitir conteúdo em áudio e vídeo de alta resolução para o monitor externo. Cabos desse tipo devem chegar ao consumidor em breve.

Atualmente, existem adaptadores que fazem a conversão de sinal de áudio e vídeo de uma porta USB-C para uma entrada HDMI. Entretanto, esses adaptadores não são tão práticos quanto um único cabo.

Novo tipo de cabo vai eliminar necessidade de adaptadores (Foto: Divulgação/HDMI.org)

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone 

A medida foca na praticidade e pode se mostrar bem popular com a chegada de cada vez mais celulares, notebooks e outros dispositivos equipados com portas USB-C. No caso específico dos laptops, a novidade pode até mesmo tornar o uso de portas HDMI algo dispensável, já que a conexão via USB-C com um monitor ou TV será tão prática quanto àquela usando o HDMI convencional.

Segundo as especificações desenvolvidas para o novo cabo, será possível transmitir vídeo 4K, em 3D, Internet por HDMI, protocolos de proteção contra a pirataria, além de outros si

... nais relacionados à qualidade de vídeo, conjunto que somado torna o modelo equivalente ao tipo de dado transmitido via HDMI 1.4. A grande limitação é o HDR, tecnologia disponível na interface HDMI 2.0.

Via The Verge, Business Wire

O cabo USB-C vai emplacar? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo