O recurso Touch ID foi introduzido no iPhone 5S e já é uma realidade em todos os celulares da Apple com lançamento posterior. Com uso da sua impressão digital, é possível desbloquear o smartphone sem precisar digitar o código com seis números. Da mesma forma, é possível acessar os aplicativos de banco e proteger melhor o seu dinheiro.

Nubank: como usar o Touch ID e garantir a segurança do app no iPhone

O procedimento abaixo foi realizado em um iPhone SE, mas o tutorial é o mesmo para toda a linha de iPhone e iPad que contam com a função. O acesso por biometria é tão importante que é recomendável que você cadastre a digital assim que comprar um iPhone.

Como configurar e usar o Touch ID no iPhone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Toque em “Ajustes” e, depois, selecione a opção “TouchID e Código”. O sistema pedirá para digitar a senha que você cadastrou para desbloquear o iPhone.

Acesse a opção "Ajustes" do iPhone (Foto: Reprodução)

Passo 2. Nessa tela, ligue a opção “Desbloquear iPhone”, para começar o processo que vai cadastrar a digital.

Passo 3. Depois disso, basta seguir as instruções que aparecem na tela. O sistema vai pedir que você encoste o polegar dentro do círculo “Home Button” em diversas posições.

Na etapa, é importante saber que você terá que levantar e posicionar o dedo várias vezes no círculo para que o Touch ID capture toda a sua digital. O processo pode demorar um pouco, mas isso é normal. Na sequência, o iPhone pedirá para repetir o processo e cadastrar as bordas do dedo.

Cadastre a sua primeira digital para desbloquear o iPhone (Foto: Reprodução)

Com a digital cadastrada para desbloquear o smartphone, você também pode habilitar o sistema para usar a biometria quando for comprar na iTunes Store ou App Store. Isso evita que alguém compre sem seu consentimento. 

Passo 4. Para isso, ligue a opção adequada, como na imagem abaixo. O sistema vai pedir que você insira a senha Apple ID, a mesma utilizada para se conectar à App Store.

... 3/touch-id-tuto-031.jpg" width="695">Opção evita que seu filho compre jogos sem você saber (Foto: Reprodução)

Passo 5. Ainda na mesma tela de configuração, o usuário poderá cadastrar outro dedo, ou outra pessoa que também deve ter acesso ao dispositivo. Na mesma tela, toque em “Adicionar Impressão Digital” e repita o processo do primeiro dedo. 

Insira também as digitais de outros dedos ou de parentes próximos (Foto: Reprodução)

Usando a impressão digital em apps financeiros

Você também pode usar a sua digital cadastrada para acessar os aplicativos de bancos, cartões de crédito ou de investimento. Isso garante uma segurança maior para os seus dados e seu dinheiro, uma vez que só você poderá abrir esses apps. No exemplo, usamos o aplicativo do Nubank.

Passo 6. Abra o app do Nubank e toque em “Minha conta”.

Acesse as opções de sua conta (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 7. Nessa tela, procure pela opção “App” e habilite a opção “Touch ID”.

Habilite o Touch ID no app do Nubank (Foto: Reprodução)

Todos os dedos cadastrados na opção “Ajustes” do iPhone terão acesso aos apps financeiros também. Em casos como o app do Itaú, porém, a digital serve apenas para acessar a conta e consultar o saldo, mas as funções de pagamento de contas e transferência de dinheiro ainda vão exigir a senha bancária.

Existe algum perigo em fazer compras online? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo