Final Fantasy XV é um dos games que a Square Enix trouxe à Brasil Game Show 2016. O lançamento do jogo está marcado para o dia 29 de novembro, no PS4 e Xbox One. Shinji Hashimoto, produtor da série, falou com o TechTudo sobre a produção, as lições aprendidas e sobre a qualidade que os fãs podem esperar não só deste título, mas de outros futuros.

Leia a demo de Final Fantasy 15 na E3

A evolução de Final Fantasy 15

Para quem não se lembra, Final Fantasy 15 foi anunciado em 2006, ainda com o nome de Final Fantasy Versus 13, durante a E3 daquele ano. Ao longo desse tempo, a Square Enix realizou mudanças em seu desenvolvimento. O próprio Hashimoto reconhece que toda essa fase sofreu bastante mudança desde seu princípio, mas que foi algo positivo para a empresa e para o título. “Este é o jogo que tem tudo que os fãs querem e sempre procuraram na série Final Fantasy”, disse.

Final Fantasy 15 chega em novembro ao PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação/Square Enix)

“Conforme o videogame vai evoluindo, os jogos também precisam evoluir e seguir de perto a qualidade. Tudo muda, a resolução das TVs muda, então até mesmo o jogo teve que mudar, daí trocamos a plataforma de PS3 para PS4 e Xbox One, atualmente”, disse Shinji Hashimoto. “Isso é normal e ocorre desde a época do Nintendo e Super Nintendo, o segundo game mudou pouco em relação ao primeiro, mas a partir do terceiro sempre tivemos essas mudanças”, complementou.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Hashimoto também destacou que o trabalho em Final Fantasy 15 foi um pouco difícil, mesmo quando ele ainda fazia parte da “Fabula Nova Crystalis”, o mundo compartilhado que havia sido criado para começar em Final Fantasy 13. Contudo, não saiu como o planejado – ainda que isso não seja algo ruim. “Como expliquei, o videogame nunca regride. O jogo evoluiu tanto que resolvemos transformar sua produção em Final Fantasy 15, e tirá-lo da Fabula Nova Crystalis, para torná-lo em seu próprio universo”, disse.

Shinji Hashimoto, produtor de Final Fantasy 15 na Square Enix (Foto: TechTudo/Felipe Vinha)

Final Fantasy 15 terá localização em português, ao menos em menus e legendas, e este é o primeiro da série a contar com esse tipo de atrativo para os fãs brasileiros. Hashimoto apontou que essa foi uma decisão muito importante para a Square Enix, já que derruba a barreira de idioma que sempre assolou a série nos países onde não se fala japonês, inglês, francês ou espanhol. “Eu já estive no Brasil há dois anos e notei que havia um mercado imenso aqui. Por isso lutei para que tivéssemos a localização para o seu idioma”, contou o produtor.

Sobre os fãs brasileiros, o que Hashimoto tem a dizer? “Vocês são incrivelmente passionais. A forma de reagir a um jogo

... é bem diferente dos japoneses. Vocês se empolgam incrivelmente e visivelmente. Fico feliz que, mesmo não sabendo o idioma anteriormente, Final Fantasy era um game muito querido por aqui”, adicionou.

Qual é o melhor jogo da série Final Fantasy? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!

Final Fantasy 15 chega em novembro ao PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação/Square Enix)

Para quem ainda não sabe, Shinji Hashimoto também criou séries de sucesso e trabalhou em outras. Kingdom Hearts foi uma cocriação sua, além de Front Mission e o próprio Final Fantasy tiveram seu “dedo” na produção. O curioso é que ele também é fã de títulos ocidentais, assim como somos fãs de suas produções. “Gosto muito de jogos de tiro e ação, como Battlefield e Call of Duty. Agora estou jogando um game chamado World of Tanks, e estou aproveitando bem. Sobre as séries ocidentais da Square Enix, minha favorita é Just Cause”, finalizou o produtor.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo