Os últimos dias do Orkut estão se aproximando. Os usuários da antiga rede social têm apenas mais 30 dias — um mês — para baixar seus dados antes que o Google os apague de seus servidores. A plataforma, que existia desde janeiro de 2004, foi encerrada oficialmente no dia 30 de setembro de 2014, pouco depois de completar dez anos de existência. Desde aquela época, dados referentes ao serviço podem ser baixados através do Google Takeout até dois anos depois do anúncio. Ou seja, no próximo 30 de setembro de 2016 (sexta-feira).

Saiba o que acontece depois de excluir perfis de redes sociais e mensageiros

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O site do Orkut (orkut.com) continua no ar. Entretanto, a rede social deu lugar a uma página que exibe uma carta de seu fundador, Orkut Büyükkökten, agradecendo pelos anos de uso e convidando os antigos usuários a conhecerem o Hello, que seria seu "sucessor espiritual". Enquanto isso, no Brasil, vários outros clones da rede social foram criados, como o Orkuti e o Orkutando.

Os usuários que quiserem baixar seus dados do Orkut podem fazê-lo através do Google Takeout até o dia 30 de setembro de 2016. As informações incluem uma cópia do perfil contendo backups de scraps, depoimentos e todas as suas fotos. É necessário que a conta do Orkut seja mesma conta do Google vinculada para ter acesso ao seu histórico.

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Mesmo encerrado, o Orkut continua mantendo um serviço básico de utilidades, como um arquivo público de comunidades, a possibilidade de apagar comentários públicos e também denunciar abusos em posts antigos.

... iv class="foto componente-conteudo"> Prazo para baixar fotos do Orkut acaba no final de setembro (Foto: Pond5)



Se você ainda não sabe como recuperar seu perfil do Orkut veja a dica completa no vídeo acima.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo