O YouTube estaria se preparando para se tornar uma rede social mais completa, similar ao Facebook, Snapchat e Twitter, dando ao usuário da plataforma a possibilidade de postar fotos, textos e enquetes. A informação, que ainda não foi confirmada pelo Google, foi veiculada pelo Venture Beat. O site afirma que a nova plataforma do YouTube, que deve ganhar o nome de Backstage (bastidores), será liberada ainda em 2016 para os usuários.

Saiba o que acontece depois de excluir perfis de redes sociais e mensageiros

A princípio, o Backstage estará disponível para as pessoas mais relevantes do site de vídeos do Google e, de forma limitada. Aos poucos, irá ganhar recursos e usuários. A plataforma trará funções comuns de uma timeline de rede social para dentro da nuvem de vídeos do YouTube.

YouTube pode lançar Backstage, espaço que trará as funcionalidades de uma timeline para dentro da plataforma de vídeos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo o site, o Backstage fará parte do YouTube como uma aba independente e os posts serão exibidos em ordem cronológica reversa — ou seja, os últimos são expostos primeiro, como acontece no Twitter, por exemplo. Assinantes de um canal vão receber atualizações sobre posts via notificações, nas versões desktop e para celular do site.

Caso a chegada do Backstage se confirme, o YouTube poderá significar mais um movimento decisivo do Google em relação ao fim do Google+, rede social criada com o objetivo de concorrer com o Facebook— e que não obteve muito sucesso, ficando à sombra do finado Orkut.

Ainda de acordo com o Venture Beat, os novos recursos não são uma estratégia para tornar o YouTube uma alternativa para substituir outras redes. A mudança é uma tentativa de criar espaços d

... e interação diferentes entre os usuários do site de vídeos.

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.

Entre as novas formas de interação, o Backstage dará suporte a textos curtos que vão permitir o engajamento da audiência de um canal de forma mais direta com o autor — os youtubers. Nos comentários será possível postar vídeos exclusivos, que podem existir de forma separada das produções oferecidas no canal convencional que conhecemos hoje.

Via Venture Beat, The Next Web



>>> Veja o artigo completo no TechTudo