Muitas redes internas corporativas, como universidades e empresas, bloqueiam o acesso a sites de redes sociais – como o Facebook – para seus usuários. Uma das formas de evitar essa limitação é por meio de um serviço de proxy, que funciona como uma espécie de intermediário entre sua rede local e o servidor desejado. O método também é útil quando uma pessoa precisa acessar um site sem deixar registros, uma vez que ele mascara sua localização real.

Facebook Games: rede social terá sua própria plataforma de jogos

Serviço de proxy dribla redes internas bloqueadas e permite o uso de rede sociais como o Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)



Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O proxy funciona como um passo extra na hora de conectar a um site. Quando o usuário tenta acessar o Facebook, por exemplo, a requisição de dados é feita diretamente para o servidor da rede social, o que pode ser bloqueado em uma rede corporativa. Com a ferramenta, o pedido é feito a um servidor intermediário, responsável por se conectar à plataforma e entregar os dados ao internauta. Este método não pode ser bloqueado pela rede local, a não ser que o acesso direto ao serviço de proxy seja banido.

Existem vários aplicativos e sites que oferecem esse tipo de servidor e nem todos eles são gratuitos. Ainda assim, usar um intermediário não é necessariamente uma tarefa segura, existindo várias desvantagens que podem tornar a navegação arriscada. Para acessar o Facebook através de um proxy gratuito na web, confira este tutorial:

Passo 1. Acesse o site do proxy. Neste exemplo, o serviço usado é o ProxySite. Digite o nome do site que deseja visitar na barra de endereços ou clique no botão correspondente à rede social na lista;

Proxy pode acessar sites bloqueados rapidamente (Foto: Reprodução/ProxySite)

Passo 2. O site do Facebook será aberto na janela e será possível navegar por ele como se estivesse acessando-o normalmente.

Site acessa Facebook indiretamente (Foto: Reprodução/ProxySite)

Confira uma lista de sites e aplicativos que oferecem esse serviço:

1. Proxy Site

Permite escolher uma lista de servidores, em vários países, para determinar de onde será feito o acesso.

2. Zfreez

É um site fácil de usar, mas acessa o Facebook por meio de um servidor indiano, o que torna necessário trocar o idioma antes de continuar a navega�

... �ão.

3. ProxFree

Possui uma lista de servidores em todo o mundo e permite definir de qual local será o IP utilizado para o acesso.

4. X-Proxy

O X-Proxy, um aplicativo para Windows, fornece uma lista de IPs falsos de vários países, além de outros serviços de anonimidade, sendo compatível com vários navegadores modernos, como Chrome e Firefox.

5. Proxy List

O Proxy List, uma extensão compatível com Chrome e Firefox, fornece uma lista de proxys gratuitos que podem ser usados com facilidade.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo