O Windows 10 é a nova versão do sistema operacional da Microsoft que promete resolver muitos bugs e vulnerabilidades encontrados nas edições antigas, além de inovar com recursos inéditos. Como sua atualização, muitas vezes, foi feita em computadores que já possuíam versões antigas instaladas, pode apresentar alguns problemas menores que atrapalham o uso do dispositivo. Se você está tendo dificuldades para usar o Windows 10, confira esta lista de dificuldades comuns no sistema operacional e aprenda a resolvê-las.

Perdeu update grátis do Windows 10? Saiba como fazer atualização de graça

Windows 10 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

1. DVDs não reproduz

O Windows 10 não possui um leitor nativo de DVD, mas disponibiliza um programa oficial na Windows Store. O aplicativo é o Windows DVD Player, pago. Custa R$ 51,50, mas pode ser baixado gratuitamente por quem migrou das versões antigas do sistema operacional.

Leitor de DVDs pode ser adquirido na loja do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)

2. Falha na impressora

A maior parte dos problemas envolvendo impressoras no Windows 10 ocorre por incompatibilidade dos drivers. A melhor forma de corrigir esta falha é reinstalando e atualizando todos os seus drivers.

Problemas com drivers podem fazer com que impressora não funcione no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Memória virtual

Após ser instalado, o Windows 10 altera automaticamente a quantidade de memória virtual do dispositivo, o que pode ser um problema para computadores que possuem baixa memória RAM. Se você precisar alterar esta configuração, alterando o tamanho da memória virtual no Windows 10.

Memória virtual ajuda a melhorar desempenho de computadores (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

4. Arquivos abrindo em aplicativos errados

O Windows 10, por padrão, altera os aplicativos responsáveis por abrir determinados tipo

... s de arquivos ao ser instalado. A mudança mais comum de comportamento é o navegador Microsoft Edge, que passa a ser padrão. Se você precisar alterar estas configurações, pode mudar os app padrão do PC.
Windows 10 permite escolher quais aplicativos abrem arquivos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

5. Favoritos no Edge

O navegador Microsoft Edge, por padrão, é instalado sem favoritos. Entretanto, assim como outros softwares como o Firefox e o Chrome, possui uma ferramenta que permite importar os links de favoritos salvos em outros navegadores da sua máquina.

Edge importa favoritos de outros navegadores (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

<b>6. Inicialização lenta</b>

A tendência é que, com o tempo, o computador demore mais e mais para ser inicializado. Isto ocorre por causa da grande quantidade de aplicativos instalados, que também são abertos junto com o Windows 10. Você pode remover aplicativos da inicialização do Windows 10.

Aplicativos que inicializam com o Windows deixam sistema lento (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

7. Atualização automática

Por padrão, a atualização do Windows é automática na nova edição, fazendo o download de novos pacotes de segurança e aplicativos em background, o que pode resultar em reinicializações inesperadas do sistema operacional. Você pode desativá-las no Windows Update e escolher horários.

Atualizações automáticas podem ser desabilitadas no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

8. Senha para login

Assim como as versões antigas, o Windows 10 precisa que o usuário escolha uma senha para acessar o computador sempre que a máquina for ligada. Essa configuração pode ser alterada para permitir que o sistema inicie completamente sem senha, pulando esse passo.

Windows 10 pode ser inicializado sem pedir senha de usuário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

<b>9. Windows Update não funciona</b>

Por outro lado, pode ser que seu computador não esteja instalando as atualizações mesmo que você tenha configurado para que isto aconteça. Este problema pode ter várias causas, como o serviço ou o próprio Windows Update terem sido desabilitados. Se o Windows Update não funciona, há dicas para solucionar e tentar trazê-lo de volta ao normal.

Serviço desabilitado pode impedir atualizações no Windows (Foto: Reprodução/Helito BIjora)

<b>10. Configurações de privacidade</b>

Um dos problemas de lançamento do Windows 10 foi a quantidade de informações que o sistema envia para a Microsoft sem que o usuário saiba. Felizmente, estas configurações podem ser alteradas com facilidade.

Privacidade regula dados enviados para a Microsoft (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

<b>11. Instalação mal sucedida</b>

Antes mesmo de usar o Windows 10, é possível que o usuário enfrente diversos problemas e erros diferentes de instalação quando tenta usar o sistema operacional. Se você está tendo dificuldades para atualizar o seu sistema, há uma lista de dicas que podem resolver pequenos problemas.

Erros de instalação impedem atualização do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

<b>12. Menu Iniciar não abre</b>

O bug que desativa o Menu Iniciar do Windows 10 é um dos mais problemáticos do sistema operacional. Felizmente, a seção possui várias soluções diferentes para cada tipo de problema do menu iniciar.

Comandos simples podem recuperar acesso ao Menu Iniciar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Via Trusted Reviews, PC Pro e IT Pro

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo