Com o Windows 10 Anniversary Update, a Microsoft oferece um tema escuro, conhecido como modo dark. Essa novidade faz com que a visualização dos apps fiquem mais agradáveis para os usuários — evitando a sensação de vista cansada, por exemplo. Só tem um problema: o recurso não funciona em todos os aplicativos do Windows 10, o que pode deixar o visual do sistema estranho e muito inconstante. Se esse fator incomodar, é possível contornar a situação. Confira as dicas e ajuste o seu sistema operacional para deixá-lo "totalmente dark".

Windows 10 Anniversary Update ganha wallpaper do gato ninja; baixe

Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Ative o tema Dark no Microsoft Edge

Passo 1. Execute o Microsoft Edge e clique no ícone de três pontos no canto superior direito da tela. Em seguida, na opção “Configurações”;

Acessando as configurações do Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em “Configurações”, toque no campo abaixo de “Escolha um tema”. Na lista que aparece, escolha a opção “Escuro”.

Ativando o tema Dark no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ative o tema Dark no Microsoft Office

O Microsoft Office 2016 também possui tema escuro, que não está habilitado por padrão, mas que pode ser ativado manualmente. Para habilitá-lo, basta abrir qualquer um dos aplicativos do Office e clicar no menu “Arquivo”, depois na item “Opções” ou “Conta”, dependendo da versão.

Acessando as opções do Microsoft Office (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Procure pela opção “Tema do Office” e selecione “Preto”. Imediatamente a mudança do tema será aplicada em todos os apps do Office. Então, se você definir esta opção no Microsoft Word e, posteriormente, abrir o Microsoft Excel, também estará usando um tema escuro.

Instalando temas escuros para o Chrome, Firefox e outras aplicações

Outras aplicações desktop do Windows têm suas próprias opções de temas escuros. Por exemplo, para usar um tema escuro no Google Chrome, você só precisa acessar o site de

... temas do Google Chrome (chrome.google.com/webstore/category/themes) e trocar por um "mais dark".
Baixando temas escuros para usar no Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

No Firefox não é diferente, para instalar um tema escuro, basta acessar o site de temas do Mozilla Firefox (addons.mozilla.org/en-US/firefox/themes/). Se você tem um aplicativo que não permite usar o tema escuro do Windows 10, verifique se oferece sua própria opção de tema.

Ativar um tema escuro para aplicações de desktop do Windows

O problema com a nova configuração modo dark é que não afeta o tema desktop do Windows em tudo. Existem aplicações, como o Explorer, que continuam usando o tema normal.

Para resolver isso você pode usar um dos temas escuros que já vem embutidos no Windows, desde versões anteriores. Essa medida pode resolver o problema das aplicações que não obedecem ao modo dark.

Passo 1. Para habilitá-lo, clique na caixa de busca do Windows e digite “personalização”. Quando aparecer a opção “Personalização” do painel de controle, clique para acessar.

Acessando a opção "Personalização" do painel de controle (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Agora, escolha um dos temas de Alto Contraste, como “Preto em Alto Contraste”.

Selecionando um tema escuro de alto contraste (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Se você seguir todas essas dicas, seu sistema ficará com um visual escuro. 

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo